Capacete tem validade?

A condição de um capacete é muito importante para a proteção dos motociclistas, mas ele tem validade definida?
DR
Por
01.07.2024 às 10:28
Compartilhe:
A condição de um capacete é muito importante para a proteção dos motociclistas, mas ele tem validade definida?

O uso do capacete é fundamental para manter a segurança dos motociclistas, tanto que é obrigatório por lei. Justamente por isso é muito importante que o item se conserve em boas condições, mas existem critérios de segurança do equipamento que podem não estar visíveis aos condutores?

 Você pode se interessar por: 

A infração por não usar capacete é estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiros (CTB) como gravíssima, e resulta em multa de R$ 293,47 e faz com que o motorista perca sua CNH para motocicletas. Por isso é importante ficar atento às condições de uso do item. Mas afinal, capacete tem validade?

Existe validade?

De acordo com a própria área técnica do Inmetro, o capacete é um equipamento o qual não possui data de validade definida. Em sua etiqueta interna, aliás, está escrito o seguinte: “Este produto é um bem durável”.

O órgão ainda informa que sua “validade” depende exclusivamente de como o produto é usado, e pode variar de alguns dias até vários anos. No entanto, ainda informa que geralmente os fornecedores indicam realizar a troca do capacete a cada 3 a 5 anos.

A troca do equipamento, mesmo sem danificações aparentes, é indicada pois os componentes internos também podem sofrer danos em meio a impactos e quedas. Se esse for o caso, o produto não é capaz de proteção necessária em situações de acidente. Deste modo, é indicado que o item seja substituído após qualquer choque que ocorra contra ele, mesmo que não existam danos visíveis.

Por que sua troca é importante?

Mesmo sem prazo de validade definido, é sempre indicado realizar a troca periódica do equipamento, como já comentado, mas por quê? Isso acontece pois o capacete é o principal responsável por minimizar o impacto no crânio do condutor em meio a um acidente.

Quanto se está pilotando uma motocicleta, apenas a caixa craniana não é o suficiente para proteger a cabeça do motorista. Deste modo, o equipamento é um reforço de proteção que absorve e redistribui a força do impacto que pode ser causado no caso de colisão.

Os números mostram sua eficiência. Dados registrados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018 indicaram que o uso apropriado do equipamento reduz 40% o risco de morte e 70% os riscos de lesões graves em acidentes de trânsito.

Quais os cuidados para se ter com o capacete?

Apesar desses itens não possuírem vida útil definida, existem cuidados que se pode ter para conservar sua “validade”? Sim! Existem algumas práticas indicadas pelas fabricantes para melhor preservação do produto.

A primeira é referente ao local onde se deixa o capacete. É importante deixar ele longe de lugares onde exista o perigo dele cair no chão. Isso porque os impactos podem vir a causar danos que prejudiquem os componentes internos do item.

É indicado também que não se promova “alterações” no equipamento. Assim, não se deve retirar adesivos ou etiquetas, assim como não se pode modificar sua pintura com tintas ou vernizes. É importante evitar que ele acumule pó ou sujeiras, por isso é indicado guardá-los em lugares apropriados e envoltos em suas bolsas de proteção.

Por fim, também é necessário usar os produtos de limpeza adequados a cada composição do capacete, seja álcool 92,8% para capacetes de cores foscas ou apenas água para aqueles de couro.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários