Carro elétrico barato da Fiat para brigar com Dolphin Mini é flagrado

Hatch elétrico será porta de entrada de elétricos da Stellantis no Brasil
Diego Dias
Por
15.07.2024 às 14:29
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Hatch elétrico será porta de entrada de elétricos da Stellantis no Brasil

Você deve ter ouvido falar da Leapmotor, marca chinesa de carros elétricos de entrada que será expandida pela Stellantis no mundo, sendo basicamente a Fiat dos elétricos e que fará sua estreia ainda este ano no mercado nacional. O interessante é que o Leapmotor T03, hatch compacto elétrico da empresa, já foi flagrado no Brasil nos arredores da fábrica da Fiat em Betim (MG).

Este é o primeiro flagra do Leapmotor T03 circulando em vias brasileiras, cujas fotos foram publicadas pelos colegas da página @mentirasautomotivas no Instagram. O modelo apareceu rodando em testes nas vias da cidade mineira em que a Stellantis em fábrica, indicando que a tropicalização e homologação do hatch elétrico está mais acelerada do que se pensava.

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Vale lembrar que o Leapmotor T03 já foi lançado no Uruguai com preço equivalente ao de um Fiat Pulse (algo na casa dos R$ 125.000) e que ele facilmente brigaria com o BYD Dolphin Mini no mercado brasileiro. As fotos exibem apenas a traseira do hatch elétrico da Fiat, revelando que o desenho será o mesmo do modelo comercializado no exterior.

O hatch elétrico conta com estilo arredondado, trazendo faróis que lembram os Fiat 500 e grade frontal lacrada como manda a tradição dos carros elétricos, trazendo logotipo LP (em referência ao nome Leaptmotor) que deve ser substituído pela marca Fiat em terras tupiniquins. Na traseira as lanternas lembram um pouco a primeira geração do Mercedes-Benz GLA – uma bela referência.

Para quem está em dúvida sobre o porte, o novo Leapmotor T03 é um carro elétrico de porte subcompacto, mas que para referência é até um pouco maior que um Fiat Mobi, sendo 7 cm mais comprido. Tem seus 3,62 metros de comprimento (6 cm mais curto que um Renault Kwid), 1,65 m de altura, 1,58 m de altura e razoáveis 2,40 m de entre-eixos – medida menor do que um BYD Dolphin Mini, por exemplo, que tem 2,50 m. O porta-malas traz somente 210 litros de capacidade.

Apesar das dimensões compactas, o Leapmotor T03 pesa seus 1.203 kg – uma desvantagem dos elétricos por conta do peso da bateria. Tem motor elétrico e tração dianteira que entrega 80 Kw, ou seja, 109 cv de potência, enquanto o torque é de 16 kgfm. De acordo com a Leamotor, a aceleração de 0 a 100 km/h fica em 14 segundos, com máxima de 130 km/h.

A bateria tem capacidade de 41,3 kWh e faz com que o subcompacto tenha autonomia de até 280 km, de acordo com o padrão europeu WLTP. A vantagem do Leapmotor T03 é aceitar recarga rápida de até 43 kW de potência, o que faz as baterias carregarem em 36 minutos (DC). Em recarga lenta (AC) esse tempo sobe para 8 horas.

Na lista de itens de série, o Leapmotor T03 tem equipamentos como direção elétrica, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, monitor de pressão dos pneus, central multimídia com tela de 10,1 polegadas com suporte para QDLink (Android), painel de instrumentos digital de 8 polegadas, ar-condicionado digital, teto solar panorâmico fixo, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, piloto automático e modos de condução (Sport, Standard e Eco). Soma ainda rodas aro 15 com pneus 165/65 e freio de estacionamento com auto hold. Na Europa traz opção ainda de piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, monitor de cansaço e leitura de placas.

Segundo a Autoesporte, a expectativa da Stellantis é de iniciar a operação da Leapmotor no Brasil em outubro, conforme revelado pelo jornalista Leonardo Felix. Quando efetivamente chegar no país, o papel da Leapmotor é de ser a Fiat dos elétricos com carros de entrada e proposta de eletrificação para as massas.

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