Carro elétrico: por que andar mais rápido ajuda na autonomia?

Estudo mostra que dirigir em velocidades mais altas no frio pode ajudar a aumentar a autonomia de um carro elétrico
LF
Por
13.02.2023 às 17:46 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Estudo mostra que dirigir em velocidades mais altas no frio pode ajudar a aumentar a autonomia de um carro elétrico

 Os carros elétricos já estão consolidados em alguns mercados, principalmente na Europa, Estados Unidos e China, mas ainda são grandes novidades de maneira geral, e muitas coisas ainda estão sendo descobertas. Por isso, mesmo estando nas lojas, ainda surgem uma série de estudos com novidades sobre veículos dessa categoria.

A Mobiauto já explicou que, no inverno, veículos elétricos têm uma menor autonomia, pois aquecer os componentes do carro até chegar a temperatura ideal demanda mais energia que em dias quentes. Porém, uma pesquisa revelou algo que pode ajudar a equilibrar o gasto de bateria em dias de temperaturas amenas: dirigir em velocidades mais altas. 

O estudo de autonomia foi realizado pela Geotab, empresa de rastreamento de frete veicular, e contou com mais de 500 sedans elétricos e 2.000 vans elétricas, mostrando um resultado que foge do óbvio.

Você pode se interessar por:
Kei car elétrico da Mitsubishi tem marra de L200 e é menor que um Kwid
Adeus carro elétrico? Como funciona combustível artificial da Porsche
Já dá para fazer viagens longas de carro elétrico no Brasil?
Brasil inaugurará o primeiro posto só para carros elétricos do país

De maneira geral, quanto maior a velocidade do veículo, mais “combustível” ele gasta, independente se ele é elétrico ou a combustão. Mas os modelos movidos a bateria tem uma carta na manga nesse quesito, já que a maior velocidade aquece mais o sistema motriz, fazendo os zero emissão chegarem a temperatura ideal de funcionamento mais rápido.

Com isso, a energia que seria gasta para aquecer os componentes é poupada e, consequentemente, o modelo terá mais autonomia. Um exemplo prático indicado pelo estudo é que em uma temperatura de 20ºC, a velocidade ideal para o carro elétrico entregar sua autonomia total é de 30 km/h, porém em uma temperatura de 0ºC ele pode rodar a 60 km/h para obter o mesmo resultado em distância. 

Leia também: Os 10 carros mais vendidos na história do Brasil

Outro ponto importante do estudo é que o alcance do veículo nunca é maior em temperaturas mais baixas. Tanto que o mesmo veículo a 65 km/h em um dia com temperatura em 0º C a autonomia é de 418 quilômetros, enquanto em um dia ensolarado com temperatura média de 30º C, a autonomia é de 482 quilômetros. 

Na tabela abaixo, você pode observar que em qualquer velocidade, a autonomia é sempre maior em dias mais quentes. Porém, na última linha podemos perceber que é nos dias frios e em velocidades mais altas que a autonomia mais se aproxima com a de um veículo na mesma velocidade só que em um dia quente. 

Estudo mostra que dirigir em velocidades mais altas no frio pode ajudar a aumentar a autonomia de um carro elétrico

Comentários