Chevrolet Cobalt SS é a versão que nunca chegou ao Brasil e seria rival do VW Golf GTI
O Chevrolet Cobalt fez sucesso por conta de sua funcionalidade e custo-benefício, mas esportividade nunca foi uma palavra atrelada ao sedan, ao menos por aqui. Isso porque nos Estados Unidos o modelo já foi vendido em versão SS que seria rival perfeita do VW Golf GTI.
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Produzido entre os anos de 2004 e 2010, o Chevrolet Cobalt SS diz respeito a duas versões esportivas do modelo que foram produzidas e vendidas no território norte-americano. Ambas as configurações foram produzidas na fábrica de Lordstown Assembly, em Ohio, sobre a plataforma Delta da GM.
O primeiro Cobalt SS, lançado em carroceria cupê no ano de 2004, contava com motor 2.0 supercharger que desenvolvia 208 cavalos de potência e 27,1 kgfm de torque. A usina era associada a uma transmissão manual Saab F35 de cinco marchas.
Esta última versão foi comercializada até 2007, até o Cobalt SS ser relançado no segundo trimestre de 2008 com um conjunto propulsor diferente. O sedan esportivo passou a ser equipado com um propulsor 2.0 turbo, mais potente que o anterior, que desenvolvia 263 cv de potência e 35,2 kgfm de torque. O câmbio era o mesmo da versão antecessora. Em 2009 ganhou uma opção de carroceria sedan, que passou a ser vendida em conjunto com a cupê.
Para efeito de comparação, a quinta geração do VW Golf GTI, vendida de 2004 até 2008, contava com um propulsor 2.0 turbo, o qual desenvolvia 199 cv e 28,5 kfgm, além de ser ligado a uma transmissão manual de seis posições.
Com a descontinuação do Cobalt no mercado norte-americano em 2010, quando foi substituído pelo Chevrolet Cruze, a versão SS, consequentemente, saiu de linha. O modelo seguiu sendo produzido no Brasil, por exemplo, mas com uma pegada familiar, sendo um sedan e tendo quase nada a ver com a versão esportiva americana. Ele foi vendido até ser substituído pelo Chevrolet Onix Plus, em 2019.
Fora a mecânica, o Cobalt SS também contava com acabamento e visual dignos de um carro esportivo. Os parachoques, tanto dianteiro quanto traseiro, são mais saltados e baixos, além de DRLs integrados ao conjunto óptico. O modelo ainda conta com molduras laterais e escapamento cromado.
Por dentro, o versão especial possuia bancos com apliques de couro vermelhos, além disso os assentos da frente eram reclináveis e contavam com apoios ajustáveis de cabeça e lombar, este último exclusivo para o motorista.
Apesar de ter saído de linha há cerca de 14 anos e atualmente ser considerado uma raridade, uma unidade do Chevrolet Cobalt SS 2009 está à venda no Facebook Marketplace por US$13.500 (cerca de R$ 78.500 na conversão direta).