Carroça de 700 cv: o bizarro Challenger Hellcat com rodas de charrete
“Olha o tamanho dessas rodas. Ficou parecendo uma carroça”. Esse tipo de comentário é comum quando o alvo é um veículo modificado que ganhou rodas gigantes e desproporcionais.
Mas já imaginou ver um carro que - literalmente - ficou com rodas de carroça? E se esse veículo for um Dodge Challenger SRT Hellcat? Foi isso que o canal WhistlinDiesel, do Youtube, fez. E, sim, a versão mais icônica do esportivo norte-americano foi o alvo da brincadeira.
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Essa não foi a primeira vez que o canal propôs uma mudança radical em um veículo. Antes disso, já havia modificado picapes testando rodas de carroça - como essas do Challenger - e até rodas decagonais.
Com a fama de destruir picapes e esmagar carros, os youtubers até “pegaram leve” no projeto. Eles utilizaram espaçadores para prolongar o eixo em uma distância suficiente para que os novos conjuntos de rodas-pneu ficassem fora do pára-lamas, já que são grandes demais para se alojar nas caixas de roda.
Para quem se preocupa com o preço de um pneu, a mudança pode ser uma boa. Afinal, o novo conjunto deve ser bem mais em conta do que os 275/40 R20 que equipam originalmente a versão.
Brincadeiras à parte, as novas rodas são de metal, e não de madeira (como numa charrete "raiz"), e são calçadas por discretos pneus de borracha. Ainda assim, elas são tão finas que praticamente anulam a aderência e tornam quase impossível aproveitar os 717 cv de potência e 89,8 kgfm de torque gerados pelo enorme V8 Hemi de 6,2 litros.
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Isso também compromete o já limitado conforto do muscle, porque não há borracha o bastante para ajudar na absorção dos impactos. Com isso, as imperfeições das ruas passam a ser sentidas mais diretamente na cabine.
E se doeu no coração dos amantes de vê-oitão ver o carro calçado com rodas de carroça, é bom não ver o estado da lataria quando os youtubers terminaram os “zerinhos”.
Sem reduzir o diâmetro de giro do volante, as enormes rodas tocavam a carroceria em todas as vezes que o veículo entrava nas curvas, o que acabou formando uma meia-lua de tinta descascada. Ai, nosso coração...
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.