Carros da Caoa Chery são vendidos na Itália com outro nome e sem emblema da marca

DR Automobiles possui cópias de modelos da Chery, porém com design exclusivo
LF
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09.07.2024 às 18:15 • Atualizado em 27.11.2024
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DR Automobiles possui cópias de modelos da Chery, porém com design exclusivo

A Chery chegou no mercado brasileiro em 2009, mas somente em 2017 que passou a ser representada pela Caoa (que comprou à época 50% de sua operação), por isso o nome da marca no Brasil ficou como Caoa Chery. Em outros lugares no mundo a marca é conhecida apenas como Chery, contudo na Itália a fabricante leva um nome totalmente diferente: DR Automobiles.

A empresa italiana foi fundada em 2006 pelo empresário e piloto italiano Massimo Di Risio, justamente como uma representante de marcas chinesas no país já que, além da Chery, a marca também trabalha com veículos derivados das marcas Jac e BAIC (essa não presente no Brasil).

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No entanto, os veículos da DR Automobiles trazem uma particularidade: apesar de serem modelos que utilizam os conjuntos mecânicos dessas fabricantes citadas, na Itália os modelos acabam recebendo design próprios.  Um exemplo está no Jac T40, que por lá recebe o nome de DR 4.0, enquanto o nosso Caoa Chery Tiggo 8 por lá ganha o batismo de DR 7.0, mas apresentando uma dianteira totalmente diferente do modelo vendido por aqui.

Foto: DR 4,0/Divulgação

Vale dizer que alguns veículos da marca sino-italiana recebem motorizações de outras fabricantes. Temos por exemplo o DR 5, primeiro modelo vendido pela DR no mercado local, mas que também é conhecido como Chery Tiggo e que chegou a receber um motor diesel chamado de 1.9 Multijet, este desenvolvido pela Fiat.

Porém, as curiosidades da marca italiana não param por aí. Conforme a Mobiauto já trouxe, recentemente a DR Automobiles foi multada pelo governo do país, isso porque a fabricante mentia ao dizer que os carros eram fabricados na Itália, quando na verdade a produção acontecia na China. Era algo que acontecia desde dezembro de 2021, com isso a DR Automobiles teve de pagar 6 milhões de euros (quase R$ 35 milhões) para o governo italiano.

A empresa sino-italiana inclusive vem de um volume crescente no volume de vendas nos últimos anos na Itália, tanto que emplacou cerca de 32 mil unidades ao longo de 2023. cerca de 10 mil a mais do que em 2022.

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