Carros da Tata Motors que poderiam fazer sucesso no Brasil

A Tata Motors pode chegar ao Brasil, mas quais de seus carros podem chegar com ela?
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30.08.2024 às 17:45
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A Tata Motors pode chegar ao Brasil, mas quais de seus carros podem chegar com ela?

A Mobiauto informou ontem sobre a possibilidade da montadora indiana Tata Motors construir uma fábrica no Brasil, na cidade de São Paulo (SP). Vale lembrar que a marca é uma empresa pertencente ao grupo Tata, também dona de Jaguar e Land Rover, e é tida como uma das maiores montadoras da Ásia.

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Os planos ainda estão nas fases iniciais e especulativas, mas alguns já se perguntam quais carros da montadora poderiam chegar aqui. Para tentar sanar esse tipo de dúvida, a Mobiauto elegeu alguns carros da Tata Motors que poderiam fazer sucesso no Brasil, confira a lista abaixo:

Tata Curvv

Lançado no dia 4 de agosto, o Tata Curvv é o mais novo produto da Tata. O modelo se trata de um SUV cupê de visual elegante, com linhas sinuosas e um tanto agressivas. O veículo, porém, tem preço bem competitivo e “amigável” ao cliente.

O Curvv foi lançado com valores que partem dos US$ 20.900 (pouco mais de R$ 117.800 na conversão direta). Assim, ao menos na conversão, sai mais barato que SUV compactos brasileiros como Creta e Kicks.

 

O modelo tem opções de trem de força a combustão e elétrico. As variantes de propulsor térmico podem ter motor 1.2 turbo e 1.5 a diesel, já as versões elétricas têm bateria 45 kWh ou 55 kWh.

Em relação a medidas, o Tata Curvv conta com 4,30 m de comprimento; 1,81 m de largura; 1,63 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Deste modo, não chega a ser maior que um Fastback, mas tem porte que bate de frente com Nivus, Creta e Kicks.

Tata Tiago

No segmento dos hatches, o Tata Tiago pode ser uma boa aposta de sua montadora para o mercado brasileiro. O modelo tem um visual que remete bastante ao Fiat Argo, muito pelo formato e desenho de sua grade, e tem valores que partem de US$ 6.734 (quase R$ 38 mil na conversão direta)

Suas medidas, porém, não são iguais às de um Argo. O Tiago é um pouco menor que os hatchs convencionais, como o próprio Argo, HB20 e Polo. Seu porte, porém, é um pouco maior que subcompactos como Kwid e Mobi.

 

O modelo então se põe em um segmento que não existe e é desconhecido por aqui - algo um tanto comum para os produtos da Tata e do mercado indiano no geral.

Quanto a parte mecânica, o Tiago também é oferecido em opções elétricas e a combustão. São duas motorizações elétricas, com baterias de 19 kWh ou 24 kWh, e três a combustão, todas equipadas com motor 1.2 de 3 cilindros.

Tata Punch

O Tata Punch é um dos carros chefes da montadora. O SUV é um dos veículos mais vendidos dentro de todo do mercado indiano, com 126 mil unidades emplacadas entre janeiro e julho. Seu visual é semelhante ao já mencionado Curvv, mas com linhas mais comedidas e quadradas.

Apesar de ser tratado oficialmente como um SUV, pelo mercado e por sua montadora, o modelo conta com medidas consideravelmente menores que um HB20 ou um Argo. Não é à toa que a Tata o vende como um “SUV subcompacto”, o que seria uma categoria ainda menor que os SUVs compactos brasileiros, como Pulse e Kardian.

 

Com espírito aventureiro, o Punch foi projetado para ser uma boa opção tanto para vias urbanas quanto para terrenos offroad, vide sua capacidade de imersão na água de 370 mm e distância do solo de 190 mm.

O modelo tem opções a combustão equipados com o mesmo motor 1.2 do Tiago, mas também tem versões elétricas com baterias de 25 ou 35 kWh. Os valores partem de US$ 7.307 (pouco mais de R$ 41.100 na conversão direta.

Tata Nexon

Para aqueles que acham o Punch muito pequeno, o Tata Nexon pode ser uma opção melhor. Isso porque, apesar do modelo ainda ser um “SUV subcompacto”, ele se aproxima um pouco mais das medidas de um hatch convencional.

Vale lembrar que o Nexon, lançado em 2018, foi um dos precursores do movimento que fez os SUVs tão populares no mercado indiano. Recentemente, porém, o modelo tem perdido espaço em seu segmento.

 

O catálogo do SUV ganhará uma nova versão no dia 2 de setembro, o Nexon CNG. A nova versão, no entanto, mantém o motor presente em toda linha Nexon, o propulsor 1.2 que também equipa Punch e Tiago.

Com um design que segue bastante as linhas do Curvv, seus preços partem de US$ 9.536 (cerca de R$ 53.700 na conversão direta). O Nexon também é oferecido em versões elétricas, com conjuntos de bateria de 30 ou 40,5 kWh.

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