Chefão da Ford revela que não quer parar de dirigir seu carro da Xiaomi

Em entrevista, CEO da montadora admitiu que já está com um Xiaomi SU7 há cerca de seis meses
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26.10.2024 às 12:31
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Em entrevista, CEO da montadora admitiu que já está com um Xiaomi SU7 há cerca de seis meses

Você pode não gostar, mas os elétricos chineses têm se tornado referência no mercado e isso parece se tornar claro até mesmo para alguns executivos das marcas mais tradicionais. Isso porque o atual chefão da Ford revelou recentemente que dirige há seis meses um carro da Xiaomi e disse que não quer parar.

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Jim Farley, atual CEO da Ford, concedeu uma entrevista à publicação Everything Electric Show e falou um pouco sobre a experiência que teve com a Xiaomi em sua última ida à China. O chefão revelou que vem dirigindo o Xiaomi SU7, o sedan elétrico lançado este ano como primeiro produto da fabricante chinesa.

Após confessar que tem usado o elétrico chinês, Farley ainda completou que “não quer desistir dele”. Em suas palavras: "Não gosto muito de falar sobre a concorrência, mas dirijo um Xiaomi. Trouxemos um de Xangai para Chicago e estou dirigindo há seis meses, e não quero desistir dele”.

Para completar, Farley ainda elogiou o desempenho mercadológico que a Xiaomi tem conseguido. Para ele, a montadora “é um rolo compressor da indústria e uma marca de consumo muito mais forte do que [a maioria] das empresas de automóveis".

O CEO da Ford ressaltou: “Eles vendem 10.000, 20.000 por mês. Eles ficam esgotados por seis meses”, o que segundo ele “É fantástico”.

Apesar de ter confessado que dirige o SU7, Farley não detalhou qual versão do modelo que ele trouxe da China. O sedan elétrico é vendido em três versões em seu mercado natal com os seguintes nomes: SU7, SU7 Pro e SU7 Max bimotor.

A configuração de ponta, vale mencionar, a SU7 Max bimotor, conta com 663 cavalos de potência e autonomia elétrica de 800 km (no ciclo CLTC), além de tração integral. Graças ao seu rendimento, o carro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos.

Xiaomi SU7, tudo perfeito?

O sucesso de vendas do SU7 mencionado por Farley é de fato verdadeiro. A empresa revelou que nas primeiras 24 horas do lançamento do produto, o modelo já havia recebido quase 90 mil pedidos.

Apesar dos milhares de pedidos soarem bem, eles resultaram em problemas para a marca. Isso porque no início de abril, quando o carro já havia acumulado mais de 100 mil pedidos, cerca de 60 mil destes, ou quase 55%, foram cancelados.

Os cancelamentos vieram em decorrência da capacidade produtiva da empresa, ou a falta dela. Na época, muitos dos interessados pelo modelo teriam de enfrentar um tempo de espera de mais de 30 semanas, o que pode ter contribuído bastante para o número de cancelamentos.

Além disso, especialistas já apontam que a fabricante perde cerca de US$ 9.200 (cerca de R$ 52.300 na conversão direta) para cada uma das unidades vendidas do carro. Apesar do prejuízo, a Xiaomi já prepara outro lançamento, um novo SUV elétrico que lembra bastante uma Ferrari Purosangue.

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