Chevrolet Blazer elétrico: cinco itens que o Blazer nunca sonhou em ter
Quando o Chevrolet Bolt EUV desembarcou no Brasil no ano passado, o elétrico já chegou com prazo de validade, pois a marca trouxe apenas um lote do modelo que sairia de linha no mercado internacional até o final daquele ano. Mas agora eis o novo Chevrolet Blazer EV 2025, SUV elétrico que chega para marcar uma nova fase da GM no Brasil.
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Esqueça tudo o que você sabia do Blazer, já que a partir de agora o modelo se trata de um novo carro. Enquanto o Blazer vendido no Brasil entre 1996 e 2011 era um SUV derivado de picape (a famosa S10), com chassi tipo escada, o novo Chevrolet Blazer EV é um SUV baseado em plataforma de carro de passeio, batizada de Ultium.
O
novo Blazer elétrico é baseado na plataforma Ultium, que se caracteriza por ser
modular e dedicada para carros elétricos da GM, no qual os módulos das baterias
fazem parte da estrutura (ficam na parte inferior do SUV). Vale dizer que o novo
Blazer elétrico ostenta itens inimagináveis para o antigo Blazer, que ficou
famoso no Brasil por prestar serviços em seus últimos anos como viatura
policial.
Agora confira abaixo cinco itens do novo Blazer EV que o Blazer nunca sonhou em ter:
1) Motor elétrico
Quem diria que um dia o Blazer trocaria o antigo motor V6 4.3 Vortec a gasolina de 192 cv e 35 kgfm de torque para adotar um motor elétrico de nada menos do que 347 cv de potência e 44,86 kgfm de torque? Pois é, o novo Blazer elétrico só herdou mesmo o nome do antigo SUV derivado da S10, se transformando num utilitário menos “raiz” e com visual futurista.
Além disso, o novo Blazer EV ostenta uma aceleração digna de esportivo. Segundo dados de fábrica, o Blazer elétrico é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos, números pouco acima do último Camaro V8 produzido pela marca, que fazia em apenas 4,6 segundos, por exemplo. Já o antigo Blazer baseado em chassi cumpria a mesma prova em longos 13,6 segundos.
2) Tela gigante de 17 polegadas
Quem nasceu no período de TVs com telas grandes de 40 polegadas para cima não lembra muito que, até pouco tempo atrás (até 2010, aproximadamente), era comum televisões com tela de 14 polegadas entre as mais acessíveis e de 29 polegadas como as mais caras. Agora temos uma tela digital de 17 polegadas de alta definição no Blazer elétrico, que faz o papel de central multimídia e também de servir de comando para outras funções como sistema de ar-condicionado, ventilação e aquecimento dos bancos, navegador GPS, acesso a pontos de recarga, entre outros.
Na época do Chevrolet Blazer produzido entre 1996 e 2011, tínhamos rádio toca-fitas nos primeiros modelos e depois um rádio CD player nos modelos mais modernos e mais caros, trazendo no máximo um tocador de CDs com direito a disqueteira, que era um equipamento cobiçado na década de 1990 por carregar de uma vez de 6 a 12 discos para tocar no sistema de som do carro.
Voltando ao Blazer elétrico, sua central multimídia com tela gigante conta ainda com sistema que traz Google Assistant, Google Maps e o Google Play. Detalhe que não há espelhamento de smartphone, pois basta o motorista adicionar sua conta do Google no sistema para utilizar os apps com seus endereços, pontos de interesse, entre outros. É possível até conectar o carro com uma casa inteligente, segundo a Chevrolet.
3) Alerta vibratório no banco do motorista
Como todo carro do segmento premium e também elétrico, o Chevrolet Blazer elétrico traz um pacote recheado de itens de segurança e de assistência ao motorista. Ele soma 8 airbags, acendimento automático dos faróis, alerta lateral de abertura de porta com detecção de ciclista, veículos e pedestres, alerta e assistente de manutenção em faixa, alerta de detecção frontal de pedestres e ciclistas, e alertas de colisão de tráfego cruzado dianteiro e traseiro com frenagem automática.
Mas o mais interessante é o alerta de colisão frontal, que funciona durante uma parada repentina do carro à frente ou por mera distração do motorista (que demora para pisar no freio). Isso porque além do sistema sonoro e visual (no painel de instrumentos de 11 polegadas do caro), o alerta de colisão frontal do Blazer elétrico é capaz de fazer o banco do motorista vibrar para o condutor ficar atento.
4) Rodas aro 21
Além do perfil esguio com design futurista e bastante esportivo, o novo Blazer elétrico chama a atenção pelas grandes rodas de 21 polegadas. De acordo com a GM, o conjunto de rodas utiliza polímeros em parte do acabamento da roda (aquelas porções em preto, na capa da roda), material que ajuda a dar mais criatividade no momento de desenvolver o design de uma roda. Elas calçam pneus largos 275/45, um perfil fino e bem diferente do qual o antigo Blazer utilizava, de proposta mais fora de estrada com suas medidas 225/75 da última safra.
5) Teto solar panorâmico
O teto solar sempre foi um item desejado pelos brasileiros, mas só o novo Blazer elétrico traz o recurso, sendo ainda do tipo panorâmico – algo que jamais o Blazer antigo ousou em trazer. O teto solar panorâmico do Blazer EV parte da primeira fileira e se estende até o banco traseiro, cobrindo assim praticamente toda a área da cabine. Ele tem abertura do vidro também ao menos pela metade, algo já considerável.
Blazer EV RS – Ficha técnica
Motor: elétrico, dianteiro
Potência: 347 cv
Torque: 44,86 kgfm
Peso/potência: 7,19 kg/cv
Peso/torque: 55,5 kg/kgfm
Câmbio: automático, uma marcha
Tração: traseira
0 a 100 km/h: 5,8 segundos
Velocidade máxima: 190 km/h
Bateria: 102 kWh
Autonomia: 481 km (ciclo Inmetro PBEV)
Recarga: AC em 22 kW e DC em 190 Kw (até 80% da carga em 40 min)
Dimensões: 4.884 metros de comprimento; 1.982 mm de largura, 1.651 mm de altura e 3.094 mm de entre-eixos, 436 litros de porta-malas, bateria de 102 kWh. Peso em ordem de marcha: 2.495 kg.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões tipo McPherson na dianteira e traseira; freios a discos ventilados dianteira e traseira; pneus 275/45 R21; diâmetro de giro: 12,1 m.
Blazer elétrico – Itens de série
- Banco do motorista e do passageiro ventilados
- Aquecimento dos bancos dianteiros e traseiros laterais
- Teto solar elétrico panorâmico
- Partida remota através de botão na chave
- Sensor de chuva
- Trava elétrica das portas com acionamento na chave
- Memória dos ajustes de banco e de retrovisor do motorista
- Espelho retrovisor externo elétrico na cor do veículo com aquecimento
- Espelho retrovisor interno com câmera de vídeo
- Espelho retrovisor externo elétrico com aquecimento, rebaimento e função Tilt-Down
- Head up Display: Projeção no para-brisa de informações para o motorista
- Indicador de distância do veículo à frente
- Controles de rádio e telefone através de botões no volante
- Desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro
- Direção elétrica progressiva
- Painel de instrumentos com tela LCD 11" colorido e configurável
- Partida "Hands-free" através de sensor de presença, sem chave e sem botão
- Carregador wireless por indução para dispositivos compatíveis*
- Chave principal e reserva de presença com botão de pânico e gravata Chevrolet em acabamento preto
- Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
- Controle de cruzeiro adaptativo
- Ar-condicionado dual zone com controle eletrônico de temperatura, sistema automático de recirculação e filtro de ar
- Câmera 360 em alta definição
- Câmera com função de linhas de reboque
- Limpador da câmera de ré
- Acionamento do freio de estacionamento elétrico através de botão ao lado esquerdo da coluna de direção
- Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de presença
- Aquecimento do volante
- Antena tipo "shark"
- Rack de teto (barras longitudinais) em preto "High Gloss"
- Rodas de alumínio aro 21 com superfície usinada
- Sistema assistente de permanência em faixa
- Alerta de esquecimento de objeto no banco traseiro
- Sistema de fixação de cadeiras para crianças ("Isofix e Top Tether")
- Sistema de freios com ABS e sistema de distribuição de frenagem (EBD)
- Modo de condução "motorista iniciante", com limitadores de volume, velocidade e alerta de velocidade
- OnStar - Sistema que integra as tecnologias de GPS e telemática veicular para suporte de segurança e emergência ao cliente, contando com Centro de Atendimento OnStar integrado 24 horas por dia, 7 dias por semana
- Sensor de estacionamento traseiro
- Faróis dianteiros e lanternas traseiras Full LED
- Farol alto adaptativo
- Frenagem automática de emergência frontal
- Alerta de utilização do cinto de segurança do motorista, passageiro da frente e passageiros do banco traseiro
- Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
- Alarme anti-furto
- Alarme de pânico remoto
- Alerta de colisão frontal
- Alerta de detecção frontal de pedestres e ciclistas
- Alerta de colisão de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática
- Alerta de colisão de tráfego cruzado dianteiro com frenagem automática
- Alerta de pressão dos pneus
- 8 airbags (frontais, motorista e passageiro; joelho, motorista e passageiro; laterais, 1ª fileira para motorista e passageiro; cortina)
- Alerta lateral de abertura de porta com detecção de ciclista, veículos e pedestres
- Alerta de ponto cego com assistência de direção
- Banco do motorista com ajuste elétrico de altura, distância, lombar, inclinação e reclinação do encosto e do assento
- Banco do passageiro com ajuste elétrico de altura, de distância, de inclinação do encosto e do assento
- Banco traseiro bipartido e rebatível
- Portas USB dianteiras (2 USB-C console frontal e 1 apoio de braço) e traseiras (2 USB-C)
- Tela LCD sensível ao toque de 17,7" com o sistema Google built-In*, radio AM/FM, entradas USB, função audio streaming, comandos de voz, conexão Bluetooth para celular e configurações do veículo
- Controles de rádio e do celular no volante
- Sistema Bose® Premium
- Wi-Fi embarcado no veículo para até 7 dispositivos eletrônicos
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.