Citroën Ami tem truque de Fiat Uno; entenda

Andamos brevemente no microcarro da marca francesa
Diego Dias
Por
25.10.2024 às 15:07
Compartilhe:
Andamos brevemente no microcarro da marca francesa

Apresentado ao mundo em 2021, o Citroën Ami tem estilo de carrinho de golf, mas com uma pitada de estilo que agrada a qualquer um que o vê pela primeira vez. Mobiauto conheceu de perto o microcarro elétrico na semana passada e tivemos a chance de dar uma volta com o modelo na pista do Haras Tuiuti, na cidade homônima no interior de São Paulo.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

O mais interessante é que o carrinho faz qualquer um sorrir de graça para ele, já que seu estilo ultracompacto é um tanto simpático diante do padrão de design cada vez mais voltado a esportividade da indústria automotiva atual. O Citroën Ami que conhecemos foi a série especial Buggy, que traz barras tubulares no lugar das portas convencionais. Vale lembrar que a Stellantis trouxe algumas unidades do modelo para avaliar sua receptividade, sem qualquer compromisso de vendê-lo de fato no Brasil.

Você também pode se interessar por:

O truque de Fiat Uno

Classificado como “solução de mobilidade” pela marca francesa, o Citroën Ami tem apenas 2,41 metros de comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura, medidas que o deixam muito mais compacto que um Fiat Mobi, por exemplo, que tem 3,59 metros de comprimento. Suas rodas são de 14 polegadas e calçam pneus 155/65. Os freios são a disco na dianteira e a tambor na traseira.

Chama a atenção que seu entre-eixos de 1,73 m resulta em um bom espaço interno, sobretudo porque o carrinho tem as rodas posicionadas nas extremidades, o que por consequência abre espaço para a cabine. Com amplo espaço, o estilo é bastante minimalista é feito todo em plástico, mas pequenas capas e porta-objetos amarelos em material que lembra uma espécie de silicone dão alegria ao interior. Mas vale destacar o truque de Fiat Uno, que está na alavanca onde fica.

Isso porque o Citroën Ami conta com a buzina não no volante, mas sim alocada na haste de seta no lado esquerdo da direção. Com isso, o compacto carrinho elétrico da marca francesa é equipado exatamente com o mesmo recurso que o Fiat Uno 1984 trazia, pois basta apenas apertar o centro da haste para acionar a buzina.

No mais, no interior o microcarro tem volante de três raios com o centro bastante preenchido, painel digital monocromático com informações de velocidade, autonomia, nível de carga da bateria e hodômetro, além de botões na parte central que fazem o papel de câmbio com os comandos R (ré), N (neutro) e D (drive, para dirigir). Por ali há também uma entrada USB tipo A e o botão de pisca-alerta.

Logo acima há uma chave geral, enquanto a chave remete diretamente ao do compacto C3 mais básico vendido no Brasil. Bacana ainda que há um bom espaço para bagagem, nada menos que 63 litros – algo interessante pelo tamanho do modelo.

Feito em uma estrutura tubular de aço, o Citroën Ami traz portas tubulares que abrem de formas diferentes: é do tipo “suicida” para o motorista e com abertura convencional para o passageiro. Basta puxar uma alça de nylon para abrir as portas, mas não será incomum fica procurando por alguma maçaneta ou botão até se acostumar.

O microcarro, que pode ser dirigido na Europa por adolescentes de 14 anos que fazem um treinamento breve, pesa 471 kg. Para mover essa massa, junto dos 150 kg de carga útil máxima (algo facilmente alcançado por dois adultos), ele traz um motor de 5,5 kWh (aproximadamente 8 cv) de potência, no qual a velocidade máxima é de 46 km/h. Uma pequena bateria de 6 KW o leva a uma autonomia máxima de 80 km. A recarga completa é feita em menos de 4 horas.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários