Citroën Basalt terá motor 1.0 aspirado para dificultar a vida do Onix Plus
O Citroën Basalt será o próximo modelo da marca no Brasil. Com sua chegada cada vez mais próxima, o SUV está se revelando cada vez mais e já deu algumas pistas de como será comercializado por aqui, como a motorização e versões.
Por meio de placas fotografadas em modelos de teste, foi possível identificar três versões diferentes: Live, Shine e Feel, a primeira irá utilizar motorização aspirada, enquanto as outras duas terão motor turbo.
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Falando um pouco das motorizações, a chegada do propulsor aspirado já havia sido informada em um primeiro momento em uma apuração do jornalista Marlos Vidal do portal Auto Segredos. O motor 1.0 oferta 75 cv de potência e 10, 7 kgfm de torque., sendo inclusive o primeiro SUV do país a utilizar esse trêm de força.
Com a confirmação do motor 1.0 aspirado, o Citroën Basalt deverá concorrer fortemente com os sedans compactos. Portanto, estamos falando de Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S e Fiat Cronos, que utilizam motores desse tipo. Vale lembrar que os SUVs compactos já tomaram espaço dos sedans médios, talvez o mesmo aconteça com a criação de um novo segmento entre os SUVs.
A versão Live não teve seu câmbio informado até o momento, mas há a possibilidade do SUV aspirado ter um câmbio manual de cinco ou seis marchas.
Já a motorização T200 está sendo a arma da Stellantis em diversos modelos do grupo no país, já que ela pode ser encontrada no Fiat Pulse, Fiat Fastback, Peugeot 2008 e na recém-lançada versão YOU! do Citroën C3. O propulsor normalmente trabalha junto com câmbio automático de seis marchas, rendendo 125/130 cv de potência na gasolina e etanol, respectivamente, e 25,4 kgfm de torque independente do combustível.
Como já ressaltamos, o Citroën Basalt está prestes a ser revelado, mas já sabemos muitas coisas sobre o hatch, principalmente pelo fato que o SUV já foi lançado no mercado indiano. Recentemente, a Mobiauto já trouxe um texto falando como o modelo está sendo visto por lá.
Vale ressaltar também que o SUV terá produção nacional, na fábrica de Porto Real (RJ), e de lá será exportado para outros países, onde o modelo utilizará o conhecido motor EC5, trata-se de um propulsor 1.6 aspirado rendendo 120 cv de potência e 15,7 kfgm de torque.
Jornalista Automotivo