Peugeot 3008 voltará ao Brasil elétrico e híbrido para antecipar novo Compass

SUV médio nunca fez o sucesso esperado, mas terá nova chance e antecipará plataforma do novo Jeep Compass
Renan Rodrigues
Por
16.09.2024 às 12:47
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SUV médio nunca fez o sucesso esperado, mas terá nova chance e antecipará plataforma do novo Jeep Compass

O Peugeot 3008 saiu de linha no Brasil, mas voltará ao nosso mercado no próximo ano. Aliás, o modelo tem chances até de ser produzido localmente, apesar desse cenário estar cada vez mais distante.

Agora, a Peugeot já fala abertamente sobre estudos para importar o SUV. O modelo deverá chegar ao mercado nacional com duas opções: híbrida plug-in, confirmando a promessa de Linda Jackson, CEO Global da Peugeot, à publicação Motor1, quando informou que a marca trará um híbrido plug-in (PHEV) para o mercado brasileiro em um “futuro próximo”.

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Além da configuração híbrida, o Peugeot e-3008 tem uma configuração elétrica com autonomia de 700 km na versão de longo alcance com um motor dianteiro de 230 cv. A bateria neste caso é de 98 kWh. Há também uma opção com dois motores, um em cada eixo, que somados rendem 310 cv. Neste caso o alcance é de 525 km.

Há também uma opção micro-híbrida com motor 1.2 de três cilindros com 136 cv que conta com auxílio de outro elétrico de 29 cv que funciona em um sistema de 48V, que será usado no Brasil por Jeep Compass e Commander, mas ligados ao motor 1.3 turbo flex de 185 cv. A transmissão é automática de seis marchas. No entanto, essa versão dificilmente será vendida por aqui.

Plataforma de Compass

A relação do modelo com o Jeep Compass está na sua plataforma. O 3008 é construído sob a arquitetura STLA Medium, a mesma que deve integrar a nova geração do SUV da Jeep.

A arquitetura em questão é capaz de suportar tanto trens de força a combustão quanto híbridos e elétricos, e casa muito bem com as pretensões do novo Compass. Isso porque já é sabido que a nova geração do modelo será comercializada apenas com propulsores movidos a bateria no mercado brasileiro.

Já com a plataforma em mente, é possível deduzir como será o novo Compass. A STLA Medium é uma arquitetura modular e comporta dimensões de 4,3 metros a 4,9 m de comprimento e entre-eixos de 2,7 m a 2,9 m.

Além disso, o sistema permite uma arquitetura elétrica de até 900 V e potências que podem ir de 220 cavalos a 390 cavalos. As baterias podem ter até 98 kWh, e assim podem entregar autonomias elétricas que vão de 500 a 700 km.

Para efeito de comparação, a última geração do Peugeot 3008 tem 4,54 m de comprimento, 1,64 m de altura, 1,89 m de largura e 2,74 m de entre-eixos.

Deste modo, é de se esperar que os conjuntos motores sejam apenas adaptados ao Brasil, como a troca do 1.6 pelo 1.3, enquanto as medidas sejam próximas das já mencionados, visto o compartilhamento de plataforma.

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