Clone Alemão? “Classe G chinês” é mais antigo que icônico Mercedes

De volta ao mercado, o “Classe G chinês” surpreende por ter sido lançado mais de uma década antes do alemão
DR
Por
10.06.2024 às 19:03 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
De volta ao mercado, o “Classe G chinês” surpreende por ter sido lançado mais de uma década antes do alemão

O mercado de automóveis chinês parece nunca ficar muito tempo sem trazer algo curioso, e agora a novidade é o lançamento do mais novo clone do Mercedes-Benz G 63. Apresentado no dia 6 de junho, a nova linha do BJ212, veículo da montadora BAW International, chama muita atenção por sua semelhança com o clássico jipe da alemão.

 Você pode se interessar por: 

A silhueta robusta de sua carroceria, com para-choques grossos e desenho quadradão, além de seus faróis arredondados, tudo aponta para uma cópia do Classe G, mas a história prova o contrário. Isso porque o BJ212 estreou mais de uma década antes do veículo alemão.

 

Ao contrário do que se pode imaginar, os chineses não tiveram como inspiração a Mercedes, mas sim a montadora russa UAZ, principalmente o seu modelo UAZ-469.  E isso se comprova pela data de lançamento dos dois carros, pois enquanto o BJ212 foi lançado em 1965, o Classe G chegou ao mercado somente em 1979.

 

O carro teve, desde o início de seu desenvolvimento, a finalidade principal de servir o governo da China, principalmente ao setor militar do país, mas ao mesmo tempo sempre esteve disponível comercialmente. Fora de circulação desde 2021, agora o jipe chinês, além de voltar ao mercado com atualizações, dará origem a uma linha completa de carros, deixando de ser um produto único para se tornar um modelo.

Como é o novo BJ212

Sobre as atualizações trazidas pelo novo BJ212, pode-se dizer que o veículo contraria a tendência de outras montadoras chinesas em colocar motores elétricos em seus produtos off-road. Isso porque o jipe possui sob o capô um propulsor 2.0 turbo, o qual possui rendimento de 248 cv de potência e é ligado a uma transmissão automática de oito marchas.

O BJ212 ainda possui sistema de tração 4WD ajustável, diferenciais de bloqueio dianteiro e traseiro e ângulos de aproximação e saída respectivos de 40° e 36° graus. Além disso, reforçando ainda mais seu caráter aventureiro, o carro conta com um modo de condução, para situações mais extremas no off-road..

 

Por dentro, o jipe parece mesclar tecnologia e simplicidade. Com controles físicos para funções como climatização do ar, mas também com painel de instrumentos e central multimídia flutuantes totalmente digitais.

Quanto às suas medidas, elas são de: 4.705 mm de comprimento, 1.895 mm de largura e 1.936 mm de altura. Deste modo, o “Classe G chinês” é consideravelmente menor que o seu sósia alemão, e se assemelha mais ao porte de um Jeep Wrangler Rubicon.

 

Seu preço ainda não foi confirmado pela BAW International, mas de acordo com a Carsnewschina ele será entre US$14 mil e US$20 mil (cerca de R$ 75 mil e R$ 107 mil em uma conversão direta). Aqui no Brasil, ao considerar preços e taxas de importação, pode-se imaginar que o veículo teria valor perto em torno dos R$ 200 mil, tal qual as versões de ponta do Suzuki Jimny. Deste modo, o BJ212 saí bem mais em conta que o Classe G, que tem preço inicial no mercado brasileiro de R$ 1.932.900.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários