CNH provisória: as multas mais comuns que fazem perder a habilitação
Ao tirar sua primeira habilitação é importante ter em mente sua condição provisória. O documento consta como uma Permissão Para Dirigir (PPD), válida por um ano até o recebimento da carteira oficial. Assim, sua natureza é diferente e uma simples multa pode fazer você perdê-la.
É importante saber que a Permissão Para Dirigir lhe dá direito para conduzir o veículo nos mesmos lugares que uma carteira comum. Ao contrário do que muitos pensam, não é proibido dirigir em rodovias somente com a permissão.
Você também pode se interessar por:
- VW confirma produção de novo motor 1.5 TSI híbrido flex no Brasil
- Carro elétrico ou híbrido flex com etanol: afinal, qual polui menos?
- Pedágio sem cancela: como pagar e evitar multas por evasão
- ADAS: O que significa a sigla?
Quanto às multas, o Código de Trânsito Brasileiro diz que a carteira temporária não pode receber penalidades gravíssimas (7 pontos), graves (5 pontos) ou ter reincidência de infração média (4 pontos). Ou seja, o motorista, durante seu primeiro ano, não pode levar mais de 4 pontos em seu documento.
No caso de o condutor infringir o que foi determinado ele precisará cumprir todos os procedimentos do Detran novamente, assim como estivesse tirando sua CNH pela primeira vez.
Deste modo, para que você evite dor de cabeça, a Mobiauto separou quais são as multas mais comuns que podem tirar de sua Permissão Para Dirigir.
Excesso de velocidade
Dirigir com velocidade acima do permitido é a infração mais cometida em todo país. As penalidades pela infração podem ser divididas em três categorias.
Caso dirija-se até 20% acima do limite, a infração é considerada média e rende 4 pontos na carteira. Assim, nessa situação a CNH provisória não é imediatamente retirada, mas é bom ficar de olhos, pois a reincidência de transgressões médias não é permitida.
Nos casos da velocidade do condutor está entre 20% e 50% mais altas que o limite estabelecido, comete-se infração grave. Por fim, acima dos 50% a multa é gravíssima, gerando suspensão imediata da carteira.
Usar celular no volante
O uso dos smartphones já é parte integral da vida cotidiana, no entanto sua utilização é bem perigosa e gera altos riscos de acidente quando estamos dirigindo. É por isso então que conduzir o veículo com o celular em mão é considerado infração gravíssima, rendendo sete pontos na carteira.
Assim, além de render multa de R$ 293,47, a infração tira prontamente sua permissão temporária.
Estacionamento em local indevido
O estacionamento indevido pode tirar sua CNH provisória em diferentes situações. No caso de não respeitar a sinalização das placas de um estacionamento ou na simples parada em lugares indevidos, como faixa de pedestres, sobre ciclovia, ciclofaixa, ilhas, ao lado ou sobre canteiros centrais e divisores de pistas de rolamento.
Apesar de serem casos diferentes, ambos são infrações consideradas graves, ou seja, que rendem 5 pontos e fazem com que a PPD seja perdida.
Fazer ultrapassagem em lugares não permitidos
A ultrapassagem em locais considerados proibidos ou irregulares é a segunda infração mais cometida pelos brasileiros. Assim, é importante ficar ligado nos pontos e momentos de ultrapassagem.
A penalidade pode variar de acordo com o grau da infração, podendo ir de leve (3 pontos na carteira) até gravíssima, no caso desta retirando a permissão provisória.
Dirigir sob o efeito de álcool
Um dos dois maiores causadores de acidentes fatais no trânsito, ao lado do excesso de velocidade, a direção sob o efeito de álcool é levada com a devida rigidez.
A sua ingestão mesmo em pequenas quantidades resulta em sérios riscos para a vida do motorista e dos pedestres. Assim, a penalidade para infração considerada gravíssima é uma das mais severas, sendo uma multa de R$2.934,70 e mais 7 pontos que o fazem perder prontamente a permissão para dirigir.
Não utilizar cintos de segurança
O uso do cinto de segurança já é obrigatório há mais de 25 anos e é tratado com muita seriedade pelas autoridades de trânsito. Isso porque, pode parecer surpresa, mas a não utilização do item é considerada transgressão grave.
Deste modo, caso se tenha a CNH provisória, é importante ficar de olho se todos estão com os cintos afivelados, para que a penalidade de 5 pontos não retire sua carteira.
Avançar sinal vermelho
Outro caso que pode parecer banal, o avanço sobre sinal vermelho pode render muita dor de cabeça. Furar o farol vermelho é considerada infração gravíssima. Assim, caso esteja apressado, repense duas vezes, pois esses 7 pontos farão você perder a CNH temporária.