Como a Xiaomi faz para produzir um carro em pouco mais de um minuto?
O primeiro carro da Xiaomi vem dando o que falar desde o seu lançamento. Sucesso de vendas, falta de estoque e impulsionador das ações da empresa. Mas, existe algo que não se pode contestar, a eficiência de sua produção. Isso porque de acordo com Lei Jun, CEO da empresa, a fábrica que fabrica o SU7 é capaz de produzir 40 unidades por hora, ou uma a cada 72 segundos.
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Mas como isso acontece? Tamanha rapidez vem dos processos de produção que a marca adotou, conhecidos como gigacasting e estampagem. Nestes, são usadas tecnologias de materiais de liga fundida e um grande sistema de cluster de equipamentos, ambos sob pressão autodesenvolvidos.
Deste modo, muitos componentes individuais que seriam montados de forma separada, são “agrupados” em uma “grande peça fundida” que permite uma fundição mais rápida e eficiente, necessitando de menos espaço e garantindo maior rigidez ao veículo.
O sistema de montagem foi desenvolvido pela própria Xiaomi em parceria com a empresa Haitian, tem uma área em torno de 850 m² e leva o nome de 9100t. É nessa máquina que é criado todo parte traseira do SU7, em um processo que demora 100 segundos e reduz 72 peças do processo. Ao todo são economizados 45% do tempo de produção e deixa o veículo 17% mais leve, permitindo uma maior autonomia elétrica.
Vale lembrar que a 9100t é apenas um dos 60 dispositivos e 433 processos que fazem parte do sistema de fundição sob pressão na fabricação do carro. Pode-se dizer que ela é a parte fundamental da redução de tempo de produção do SU7, mas existem 700 robôs e outros 181 robôs móveis autônomos que fazem parte da montagem do veículo e contribuem para a produção de 40 unidades por hora, ou uma a cada 76 segundos.
O processo de produção passo a passo
É importante ressaltar que não é fabricada exatamente uma unidade a cada 72 segundos, isto é apenas um cálculo matemático que vem da produção de 40 carros por hora. Afinal, existem diversas estampas na fabricação do SU7, mas quais são elas?
Após a carroceria do carro sair do sistema 9100t, ela é enviada a estação de trabalho gerida por oito robôs, onde as suas portas são instaladas em um processo que leva poucos segundos.
Logo em seguida as unidades são levadas a oficina de pintura, onde é utilizado sistema de mudança rápida de cor para preencher, limpar e fornecer quantitativamente de cada tinta rapidamente. A partir do novo método de geração order pull as mudanças de cores, de acordo com os pedidos, se tornam mais rápidas, levando 40 minutos, o que faz as encomendas serem entregues 25% mais rápidas.
Por fim, os carros são levados à oficina de montagem final, onde os para-brisas e a capota panorâmica são montados por braços robóticos automáticos e a fabricação do carro é finalizada. O processo leva em média 30 segundos, metade do tempo da maioria das fábricas de carros.
Em todos os procedimentos são usadas máquinas com o sistema X-Eye de inspeção de qualidade, a qual tem precisão de 99,9% de apontar defeitos de produção.