Como é a VW Kombi de oito lugares feita para o transporte sobre trilhos

Parte de uma iniciativo estatal, a “VW Kombi sobre trilhos” não foi apenas uma piada e foi utilizada até os anos 70
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17.06.2024 às 10:46
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Parte de uma iniciativo estatal, a “VW Kombi sobre trilhos” não foi apenas uma piada e foi utilizada até os anos 70

Um achado um tanto quanto curioso - e até mesmo histórico - foi descoberto pelos especialistas do departamento de veículos clássicos comerciais da Volkswagen. Trata-se de uma “VW Kombi sobre trilhos”, um clássico alemão capaz de andar em linhas ferroviárias datada dos anos 1950.

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O projeto foi concebido em 1955 e seu nome real não é tão simpático como “VW Kombi sobre trilhos”, mas sim Klv-20. Tudo começou no ano de 1954, quando a Deutsche Bundesbahn, ferrovia estatal da Alemanha à época, precisava de novos veículos compactos para a sua frota de transportadores férreos.

 

Deste modo, ao invés de desenvolver um veículo inteiramente novo, o caminho seguido parece ter sido escolhido por seu exotismo. Afinal, por que não transformar um “pão de forma” em uma pequena e simpática dresina? Dito e feito, as duas empresas foram encarregadas do desenvolvimento do projeto.

O modelo teve 15 unidades disponibilizadas para as companhias alemãs Martin Beilhack e Waggon- und Maschinenbau GmbH de Donauwörth darem vida ao projeto Klv-20 em um espaço de um ano. A produção dessas Kombis férreas se deu na fábrica de Rosenheim, e estas tinham a função de transportar trabalhadores às áreas de intervenção.

 

Porém, algumas modificações tiveram de ser feitas na clássica kombi para que ele se adequasse às regulamentações de veículos ferroviários auxiliares. Assim, foram retirados seus faróis traseiros e dianteiros, os quais deixaram espaço que foram cobertos por painéis metálicos. Já as luzes próprias de transportes férreos foram adicionadas, duas na frente e uma atrás.

Os serviços do Klv-20 duraram até o fim dos anos 70, quando foram retiradas de serviço pela ferrovia federal da Alemanha. Mesmo retirado oficialmente de serviço na década de 70, a “Kombi sobre trilhos” seguiu operando no Sudoeste do país, no estado de Hesse, onde foi adquirida em 1988 por um colecionador.

 

Atualmente existem seis unidades ainda em circulação do modelo na Alemanha, como parte da coleção do departamento de veículos clássicos comerciais da Volkswagen.

Como é o Klv-20?

A história agora já é conhecida, mas como é de fato esse “pão de forma férreo”? Mecanicamente, o veículo é equipado com um motor Volkswagen de quatro cilindros, com rendimento de 28 cv de potência. A força gerada é transferida para as rodas a partir de dois eixos de corpos articulados.

Sobre as rodas em si, elas são compostas de aço e possuem um diâmetro de 550 mm, além de contarem com travões internos, que podem ser acionados a partir de um sistema hidráulico. O travamento também é capaz de ser feito mecanicamente através de uma alavanca que bloqueia um par das rodas.

Por dentro, o veículo possui três fileiras bancos estofados, que totalizam oito lugares. O comportamento dos passageiros podem ser removidos de modo a liberar espaço para realizar o transporte de cargas.

Além disso, justamente por ser uma “Kombi sobre trilhos” não há volante e nem retrovisor. Apesar da ausência desses elementos serem a norma em meio a dresinas, é um tanto curioso se deparar com um carro tão clássico como esse sem um item tão ordinário. Mas afinal, há algo de ordinário em uma Kombi como essa?

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