Como o BYD King nasceu de um clone perfeito do Toyota Corolla
O BYD King, sedan híbrido da marca chinesa, chegou ao mercado brasileiro em junho, com a promessa de ser competitivo e dar trabalho para o Toyota Corolla, principalmente pela economia de combustível e seu sistema híbrido. Porém apesar de serem rivais, o BYD King tem um passado que remete bastante ao concorrente da marca japonesa.
Não é tão difícil encontrar no mercado chinês alguns carros que parecem clones de outros vendidos no mundo a fora. Já mostramos aqui na Mobiauto o GWM que é a cara do lendário VW Fusca, e até mesmo o SUV da BYD que é um EcoSport naquele modo “copia, mas não faz igual”. No entanto, o BYD King também tem no passado uma história desse tipo.
Você também pode se interessar por:
- BYD King GL: detalhes do rival do Toyota Corolla em 21 fotos exclusivas
- BYD King chega para desafiar Corolla e dar sobrevida aos sedans
- Novo BYD King chega em duas versões e mais barato que Corolla híbrido; veja preços
- BYD King: 7 truques para enfrentar o Toyota Corolla
A história começa muito antes de o desembarque do sedan médio no Brasil. Em 2005, a BYD nem sonhava em chegar ao Brasil e lançava para o mercado chinês o F3. O sedan tinha motor a combustão e uma aparência bastante curiosa: era um clone do Toyota Corolla de nona geração, o famoso “Brad Pitt”.
Claro que a relação entre o modelo japonês e o chinês está apenas no visual, e eles não compartilhavam peças, nem mesmo partes de estrutura ou da motorização. O motor usado era um aspirado 1.5 feito pela Mitsubishi que entregava até 105 cv de potência.
Dianteira e traseira do sedan da BYD tinham algumas alterações para tentar passar despercebido e não sofrer processos, claro. Mas basta bater o olho na frente do F3 para ver que foi inspirado – até demais) – no Toyota Corolla daquela mesma época.
Mas qual a relação de Toyota Corolla, BYD F3 e o BYD King?
Interior BYD F3/Divulgação
Toyota Corolla e BYD F3 tinham a semelhança visual e era uma estratégia da marca para ter um sedan que agradasse mais aos olhos do mercado local e ganhasse popularidade. E foi daí que surgiu a história do sedan King, que hoje está no Brasil como híbrido e maior rival do Toyota Corolla híbrido.
O F3 foi o pontapé inicial para a vida do Qin. O sedan da BYD surgiu em 2012 e podia ser encontrado em três motorizações, sendo híbrido plug-in, a combustão e elétrico. Seis anos depois evoluiu, ganhando o sobrenome Pro, para ser chamado de Qin Pro. E em 2021, passou a se chamar Qin Plus.
BYD Qin Plus flagrado pela Mobiauto em São Paulo (SP).
E é aí que chegamos na relação total entre Toyota Corolla, BYD F3 e BYD King. Afinal, o BYD Qin Plus já era vendido em outros mercados e ganhou uma nova evolução em 2022, quando ganhou o sistema DM-I e um tapa no visual, passando a se chamar Destroyer 05. Esse carro foi rebatizado para chegar ao nosso mercado como King. Ou seja, o Destroyer 05, sucessor do Qin Plus sucessor do F3 que é uma cópia do Corolla “Brad Pitt”, é o nosso BYD King.
Jornalista Automotivo