Como o novo Toyota Corolla quer chegar aos 2.100 km de autonomia

Fabricante conta com parceiras e aposta em duas frentes para atingir tal feito
LF
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24.07.2024 às 15:31
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Fabricante conta com parceiras e aposta em duas frentes para atingir tal feito

A 12ª geração do Toyota Corolla foi lançada em 2019, quando o modelo recebeu a configuração de motorização híbrida. Porém, já é sabido que a 13ª geração está em desenvolvimento e seu foco será em melhorar ainda mais o motor eletrificado.

Previsto para chegar ao mercado em 2026, a nova geração do Toyota Corolla terá versão híbrida plug in, que conseguirá atingir os 2.100 km de autonomia. A informação foi divulgada primeiramente pela revista japonesa Best Car.

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Essa quilometragem inclusive é a mesma batida pelo Chery Fulwin T10, SUV considerado o modelo híbrido com mais autonomia do mundo segundo o Guinness Book, como a Mobiauto játrouxe nesse outro artigo.

Voltando a falar do Corolla, para atingir tal feito, a Toyota contará com motores de nova geração feito em parceria com a Subaru. O primeiro trem de força, dado em primeira mão pelo portal asiático, espera-se que o sedan utilize um conjunto aspirado de 1.5, que oferta cerca de 130 cv de potência e 15 kgfm de torque, usina destinada para as versões de entrada.

O segundo também será 1.5, porém turbo. Seu desempenho deve chegar na casa dos 180 cv de potência e 23 kgfm de torque. Segundo o site japonês, haverá ainda um terceiro propulsor híbrido pleno, que atingirá a casa dos 100 cv e 13 kgfm.

Atualmente no Brasil, o Corolla possui seis configurações, sendo duas delas híbridas, ambas com motor híbrido flex de 1.8 litros que rende até 122 cv de potência (combinada). Em relação a sua economia esse conjunto entrega 12,8 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada (etanol) e 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/ l na estrada (gasolina).

Segredo está na eficiência

Foto: Reprodução/BestCar

Para atingir os 2.100 km, o foco da Toyota é otimizar a eficiência desses motores e superar a concorrência. Atualmente os motores da Toyota entregam uma eficiência térmica de 41% e é justamente esse número que eles querem crescer para combater as fabricantes chinesas.

A BYD, por exemplo, revelou recentemente a quinta geração do seu sistema híbrido, afirmando ter atingido os 46,06% de eficiência, o que auxiliaria os seus modelos a ultrapassarem os 2.000 km de autonomia. Assim, a Toyota teria que melhorar a eficiência de seus motores no mínimo em cerca de 5%, pode parecer pouco, mas acredite não é um trabalho fácil.

Uma das estratégias da marca estaria em compactar o tamanho de seus motores, o motor 1.5 turbo na nova geração, por exemplo, substituirá o 2.5 disponível atualmente no mercado, tendo 30% a mais de eficiência que o atual.

Projeção Corolla: Reprodção/Theottle

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