Como Peugeot e Citroën serão trunfos para os próximos lançamentos da Fiat

Futuro da marca italiana no Brasil passa por tecnologia criada pela dupla de montadoras francesas
Vinicius Moreira
Por
22.07.2024 às 12:26
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Futuro da marca italiana no Brasil passa por tecnologia criada pela dupla de montadoras francesas

Não é segredo que o grupo Stellantis reúne diversas marcas. Fiat, Jeep, Citröen e Peugeot e Ram operam no Brasil. Esse intercâmbio entre marcas proporciona uma troca de tecnologias e ajuda a diminuir o custo de produção dos carros.

Dessa forma, Peugeot e Citroën, ainda quando faziam parte do grupo PSA, desenvolveram uma tecnologia coringa para criação de veículos a combustão híbridos e elétricos. Trata-se da plataforma CMP ou atualmente chamada de Smart Car. A mesma que serve de base para os atuais Peugeot 208, Citroën C3 e C3 Aircross vendidos no Brasil.

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Como é a plataforma Smart Car ou CMP?

Posicionada como plataforma global, a Smart Car é modular e comporta hatches e SUVs compactos. É nesse momento que o compartilhamento de peças e sistemas entra em ação.

A plataforma CMP engloba também o projeto C-Cubed (para mercados em desenvolvimento) de três lançamentos para o Brasil, iniciado por aqui com C3 e C3 Aircroos. O último modelo é o Citroën Basalt, previsto para ser lançado este ano.

Além do SUV cupê, produzido em Porto Feliz (RJ), a fábrica da Fiat em Betim (MG) deverá receber a infraestrutura para montar carros da plataforma.

Outro ponto crucial é o lançamento do Fiat Panda. Colocado como produto global, o hatch possui a plataforma Smart Car e indica o que deve acontecer com os próximos carros da montadora italiana no Brasil.

Em março deste ano, a Stellantis anunciou o investimento de R$ 30 bilhões para lançar 40 novos modelos no próximo ciclo 2025-2030. O grupo também mostrou uma série de conceitos, os quais mostram um SUV, picape, SUV cupê e possivelmente um furgão.

Como são produtos globais, é provável que sejam substitutos de Fiat Pulse, Strada e Fastback.

Futuro de Fiat Mobi e Argo

O Fiat Panda é um irmão distante do saudoso Fiat Uno. No entanto, para o Brasil, o Panda mostra indícios de como será o sucessor do Argo. A expectativa é que o nodo modelo da Fiat substitua o hatch com a nova linguagem com mais cara de SUV ou crossover, como queira chamar.

Já o Fiat Mobi tem uma situação complicada. Apesar dos bons números de vendas, os novos planos da Stellantis não mostram um novo projeto para o subcompacto.

Futuro de Fiat Strada

Como divulgado nos conceitos da Fiat, uma picape compacta está nos planos. É só ligar a Fiat Strada nesse pensamento, pois a picape é o carro mais vendido do Brasil nos último três anos.

Futuro do Fiat Cronos

A lista da festa comporta vários nomes, menos um segmento, o dos sedans. Dessa forma, o Fiat Cronos tem seu futuro indefinido quanto a sua renovação.

Com a preferência do consumidor voltada para os SUVs e picapes, para além do trabalho, o único sedan da marca atualmente também deve ser o último.

Por último, a plataforma Smart Car também servirá de base para os futuros Pulse/ Multipla (esse último será um SUV agora na Europa) e o futuro Fastback.

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