Como será o SUV cupê que a Renault prepara para lançar no Brasil

Modelo será fabricado em São José dos Pinhais (PR) e terá missão importante por aqui
Renan Bandeira
Por
16.08.2024 às 14:25
Compartilhe:
Modelo será fabricado em São José dos Pinhais (PR) e terá missão importante por aqui

“Vamos atuar em segmentos que ainda não atuamos”, disse Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, no evento de lançamento do Renault Kardian, no ano passado, quando questionei sobre os futuros lançamentos da fabricante francesa para o nosso mercado.

Você pode se interessar por: 

O Renault Kardian foi, de fato, a primeira cartada desse plano ambicioso de mudar a imagem da marca no Brasil. E agora podemos esperar por mais uma importante novidade. Gondo confirmou aos colegas da Quatro Rodas que o próximo produto da marca será lançado no ano que vem.

Ele será o segundo veículo fabricado pela marca no Brasil sobre a plataforma CMF-B, que foi rebatizada em nosso mercado para RGMP. É uma estrutura que comporta carros com entre-eixos a partir de 2,60 metros, caso do Kardian, e que chega a quase 3 metros nessa medida.

Com capacidade para veículos de múltiplas categorias, a Renault terá em nosso mercado mais um SUV e uma picape com essa estrutura. O último dos projetos foi apresentado no lançamento do Kardian, com nome Niágara, e com porte para concorrer com a Fiat Toro, feito que a Oroch nunca conseguiu.

No entanto, os olhos estão voltados mesmo para o próximo SUV da marca, que será também o próximo lançamento da Renault no Brasil. Estamos falando de um SUV cupê, que casa com aquilo que Ricardo Gondo contou no ano passado e que mencionamos no início deste artigo.

Seu visual será inspirado nos últimos modelos do tipo lançados fora do Brasil. A relação que vemos entre Renault Kardian e Renault Stepway europeu é a mesma que podemos esperar entre o novo SUV cupê e o Renault Rafale, lançado nos últimos anos na Europa.

O Rafale mede 4,71 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,61 m de altura e 2,74 m de entre-eixos. O porta-malas será de 530 litros de capacidade. As medidas são parecidas com as que vemos no GWM Haval H6 GT, e isso quer dizer que se trata de um carro de presença e com bastante espaço interno.

Se a Renault repetir a receita do Kardian, podemos esperar por medidas do novo SUV cupê bem próxima das que vemos no Rafale. Afinal, enquanto o Stepway francês tem 4,11 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, nosso Kardian tem 4,09 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos.

Com medidas de Rafale, o inédito modelo será uma solução interessante para brigar contra chineses e o já tradicional Jeep Compass. A ideia da Renault é fabricá-lo em São José dos Pinhais (PR), de onde também sai o Kardian.

O novo SUV cupê deve ser também o primeiro híbrido nacional da marca. Na Europa é vendido com motorização 1.2, três-cilindros, que junto dos motores elétricos rende 200 cv de potência. O modelo promete um consumo de 20 km/l lá, sempre com gasolina, e autonomia que supera os 1.000 km com um tanque.

Para o nosso mercado, o propulsor deve ser diferente. Esperamos por um conjunto leve, em que o híbrido será formado pelo motor 1.3 turbo flex de 170 cv de potência e um motor elétrico pequeno. Outra opção é ter um motor 1.6 SCe que, junto de outro elétrico, rende até 145 cv, sendo um híbrido pleno.

Seu nome ainda é desconhecido, mas sabendo que o produto chegará ano que vem ao nosso mercado, logo teremos ideia de como será batizado.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários