Conheça as marcas chinesas que ainda não estão no Brasil

Montadoras do país estão chegando com força no mundo todo com a onda de eletrificação
FP
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01.04.2024 às 12:49 • Atualizado em 12.11.2024
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Montadoras do país estão chegando com força no mundo todo com a onda de eletrificação

Na década passada houve a primeira invasão chinesa. O objetivo das marcas asiáticas eram vender carros baratos e bem equipados, mas a baixa qualidade e o programa Inovar Auto —que passou a exigir nacionalização para dar incentivos fiscais— acabaram baixando a bola de empresas como Jac, Chery e Geely.

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Marcas chinesas, no entanto, voltaram em uma segunda onda e parece que agora é para valer, afinal, não é só no Brasil, mas no mundo todo. Agora mais modernas e tecnológicas, as empresas do país asiático estão focados na eletrificação. O carro elétrico mais vendido por aqui é o BYD Dolphin, e deve ser passado pelo Dolphin Mini já neste mês. O híbrido de maior sucesso é outro BYD, o Song Plus.

 

Além da BYD, atuam no Brasil a Chery —em parceria com a brasileira Caoa—, a GWM e a Jac Motors. Sem contar a Volvo, que é sueca na origem, mas hoje pertence à Geely e importa seus carros da China para o Brasil. Mas tem mais por vir. A Chery, agora de forma independente, vai trazer os carros de suas subsidiárias Omoda e Jaecoo. Conheça, então, outras marcas chinesas que ainda não chegaram por essas terras:

Roewe

Braço da SAIC, a Roewe é uma das marcas mais vendidas da China. Fabrica sedãs e SUVs elétricos e híbridos. Tem também uma minivan chamada iMax, elétrica, no porte da Kia Carnival.

Dongfeng

Uma das maiores montadoras da China, a Dongfeng produz carros de passeio, caminhões e tem até uma sub marca de luxo, a Voyah. Destaque na linha vai para o SUV Mhero I com quatro motores elétricos e potência combinada de 800 cv.

GAC Motor

Outra grande montadora generalista com sua linha formada por hatches, sedãs, SUVs e minivans. Um dos lançamentos mais recentes é o Emkoo, um SUV híbrido com linhas modernas e que poderia muito bem ser vendido no Brasil.

MG

Assim como a Volvo, a MG não é uma marca chinesa. Neste caso, a origem é britânica, mas foi comprada pela SAIC em 2006 e já não tem mais ligação com o Reino Unido e já chegou a ser vendida no Brasil.

Wuling

Terceira marca mais vendida da China, a Wuling é parceira comercial na GM, mas chama a atenção em sua linha o pequeno Mini EV, um hatch de duas portas com preço em cerca de R$ 25 mil e que já vendeu mais de um milhão de unidades.

Changan

É uma das marcas mais vendidas na China e tem em seu portfólio diversos hatches, sedãs e SUVs. O carro mais famoso dela por aqui é a Kaicene F70. Se não ligou o nome à pessoa, é a picape que deu origem à Fiat Titano, lançada neste mês no Brasil.

Geely

Dona da Volvo, a Geely já chegou a vir para o Brasil, mas sem muito sucesso. Se voltasse hoje, traria produtos melhores que o sedã EC7, como o SUV Monjaro ou o SUV cupê Tugella.

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