Demanda de carros elétricos exige criação de 384 minas em dez anos

O mercado de carros elétricos está cada vez maior e essa alta procura está afetando a demanda dos materiais necessários para a fabricação das baterias.
JC
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09.09.2022 às 11:00 • Atualizado em 29.05.2024
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O mercado de carros elétricos está cada vez maior e essa alta procura está afetando a demanda dos materiais necessários para a fabricação das baterias.

Por Lucas Frasson

Mais de 300 minas precisam ser construídas para atender a demanda de baterias para carros elétricos até 2035, aponta estudo da Benchmark. À medida que se prospecta o aumento de veículos elétricos nas ruas, a indústria automotiva começa a sentir cada vez mais o peso do desafio da eletrificação. 

A Benchmark Mineral Intelligence, é a agência líder mundial de relatórios para a cadeia de suprimentos de baterias de íon de lítio para veículos elétricos (EV). Segundo a agência, os números mostram a necessidade da construção de 384 novas minas, especialmente para atender as demandas após 2030. 

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Ainda de acordo com a Benchmark, a necessidade por baterias de íon de lítio deve crescer seis vezes em dez anos. Porém, o número de minas pode cair para 336 com a reciclagem de matéria-prima. Os minérios fundamentais para a produção das baterias são grafite, lítio, níquel e cobalto.

A questão é que as minas de reciclagem podem até contribuir significativamente na produção de Cobalto, mas não tão expressivamente na de grafite. Abaixo é possível entender melhor a distribuição de minas para cada mineral. 

O mercado de carros elétricos está cada vez maior e essa alta procura está afetando a demanda dos materiais necessários para a fabricação das baterias.

Embora, os países mais influentes do mundo tenham colocado metas cada vez mais acirradas para eletrificação, a indústria ainda tem muitos percalços para enfrentar pelo caminho além de convencer os consumidores a comprarem seus veículos movidos a baterias.

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Um pouco mais sobre cada minério:

Grafite: A estimativa é que 97 minas de grafite natural terão que ser construídas. Essas terão que ter uma tamanho médio de 56.000 toneladas por ano. Atualmente existem mais de 70 minas em operação, as principais estão localizadas na China e na África.

Lìtio: Para que se atenda as necessidades mundiais o necessário seria a construção de 74 novas minas de lítio, com capacidade para 45.000 toneladas até 2035. Se considerado o lítio reciclado, o número cai para 59 minas.

Níquel e Cobalto: outras 72 minas com capacidade para 42.500 toneladas seriam necessárias para as demandas de nìquei refinado. O Cobalto é o minério com maior redução se considerarmos os projetos de volumes reciclados. Seriam 62 projetos de mineração de cobalto de 5.000 toneladas cada, até 2035. Porém com os volumes reciclados esses números cairiam para 38, quase metade.

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