É mais econômico rodar de BYD King ou de Dolphin Mini?

Um dos grandes argumentos dos elétricos está no custo de rodagem, mas híbridos estão se aproximando
Renan Rodrigues
Por
19.07.2024 às 13:45
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Um dos grandes argumentos dos elétricos está no custo de rodagem, mas híbridos estão se aproximando

A BYD é uma das grandes expoentes em termos de eletrificação no mercado brasileiro. Após o sucesso do Dolphin, a marca lançou o Dolphin Mini, ambos elétricos, mas não deixou de lado os híbridos. Além do Song Plus, a montadora, recentemente, lançou em solo nacional o sedan King e o SUV Song Pro.

Um dos grandes apelos dos carros elétricos está no custo por quilômetro rodado. Afinal, o preço do kWh é consideravelmente inferior ao preço do litro da gasolina. No entanto, os lançamentos recentes da BYD mostram que dá para igualar o jogo.

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Tendo como base os dados do Inmetro, divulgados na última atualização do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), é possível afirmar que, atualmente, o custo por quilômetro rodado, considerando apenas o consumo dos seus respectivos combustíveis, é igual para BYD Dolphin Mini e BYD King.

Vamos aos números. O Dolphin Mini possui baterias de 38 kWh e autonomia declarada pelo Inmetro de 295 km. O custo do kWh em São Paulo é de R$ 1,04, dessa maneira, o custo da recarga completa é de R$ 39,52. Com isso, ao rodar os 295 km, o gasto por cada quilômetro rodado é de R$ 0,13.

Ainda segundo o Inmetro, o BYD King GS faz até 44,2 km/l na cidade utilizando gasolina, isso graças ao seu sistema híbrido, além de 36,7 km/l na estrada. Dividindo o preço médio da gasolina, que é de R$ 5,95, pelo consumo urbano, chegamos aos mesmos R$ 0,13. No entanto, para o híbrido a conta tem de ser um pouco mais complexa.

A versão GS tem baterias de 18,3 kWh, logo, o custo para carregá-las é de R$ 19,03. O tanque de combustível é de 48 litros e são necessários R$ 286,56 para abastecê-lo de gasolina. O custo total é de R$ 305,59.

A autonomia declarada pela BYD é de 1.200 km com tanque cheio e baterias carregadas, portanto, o custo por quilômetro, desconsiderando manutenção, desvalorização, seguro e afins, é de R$ 0,25. No entanto, os dados divulgados pelo Inmetro, quando vemos esses números de consumo impressionantes, são para comparação com elétricos. O mais convencional é comparar o consumo apenas a gasolina, dessa forma, a autonomia é de 806 km e o custo final é de R$ 0,35. 

Vale lembrar que esse consumo do BYD King GS é possível graças a combinação do motor 1.5 aspirado de 110 cv e 13,8 kgfm de torque associado a um elétrico com 197 cv e 33,1 kgfm de torque.

Outros números divulgados pelo Inmetro revelam que essa versão é capaz de rodar 80 km somente com o motor elétrico. Quando as baterias estão descarregadas, o BYD King GS faz 16,3 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada.

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