Encher o tanque de um avião A320 custa o mesmo que um Renault Kardian
O que você faria com o dinheiro gasto para encher o tanque do seu carro? A feira da semana ou três ingressos para o cinema? Então fique feliz em não ter um Airbus A320, avião mais comum no uso doméstico aqui no Brasil.
Você pode se interessar por:
- Skoda Slavia é primo do VW Virtus e leva item que queríamos no nosso sedan
- 5 itens nos carros que mimam (até demais) os motoristas
- Este VW Santana 2000 é 0km e custa o mesmo que um Toyota Corolla Cross
- VW Fusca perde motor a ar e vira elétrico com preço de BYD Dolphin Mini
A aeronave tem capacidade para 32.940 litros de querosene, combustível utilizado pela aviação. A média do preço por litro no Brasil é de R$ 3,73, ou seja, são R$ 122.866 gastos em um abastecimento completo. Vale lembrar que as companhias calculam a quantidade necessária para cada destino, então nem sempre o avião sai com o tanque cheio.
Com esse dinheiro daria para quase para comprar um Renault Kardian Techno, que custa R$ 122.990, mas certamente o vendedor concede os R$ 124 de desconto. Essa versão vem com seis airbags, ar-condicionado digital automático, rodas de 17 polegadas, chave presencial e frenagem de emergência.
Vem com motor 1.0 turbo de três cilindros com 125 cv e 22,4 kgfm de torque. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e seis marchas. Neste caso, a capacidade do tanque de gasolina é de 50 litros.
Pior ainda é só e o avião for o Airbus A380, um dos maiores da aviação comercial mundial. Ele tem capacidade para 323.546 litros. Ou seja, um tanque dele dá mais de R$ 1,2 milhão. Aí, neste caso, você pode escolher entre encher o tanque de querosene ou comprar um Porsche 911 Carrera 4 GTS, que custa R$ 1,095 milhão (e encher o tanque de gasolina algumas vezes com o troco).
O esportivo não leva 853 pessoas como o maior avião de passageiros do mundo, mas chega aos 100 km/h em 3,3 segundos e atinge os 309 km/h de máxima. Tudo isso graças ao seu motor 3.0 de seis cilindros boxer. O tanque do Porsche leva somente 67 litros de gasolina. Bem menos que o A380.
Jornalista Automotivo