Esse Renault Twingo foi transformado em picape à lá Fiat 147

Segunda fileira de bancos e porta-malas do hatch deram lugar a uma caçamba de picape
Vinicius Moreira
Por
26.04.2024 às 18:42 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Segunda fileira de bancos e porta-malas do hatch deram lugar a uma caçamba de picape

Recentemente, a Renault anunciou que vai manter o Twingo, mas somente elétrico. O que os franceses talvez não esperassem é um projeto independente que converteu o hatch compacto em uma picape, assim como a Fiat fez com a City do 147 no final da década de 70.

A ideia da façanha foi basicamente fazer o que em termos industriais já é feito. Exemplo disso são Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4, SUVs que dão lugar a picapes com caçambas em vez do porta-malas fechado.

Você também pode se interessar por:

Porém, o que chamou a atenção é que o carro utilizado para fazer isso foi um Twingo, um hatch compacto com espírito popular e proposta nada voltada para capacidade de carga.

Como foi a transformação do Twingo picape?

O projeto viralizou nas redes sociais e foi feito na Argentina. Nas imagens, é possível ver que o até a coluna B, o Twingo de segunda geração foi mantido integralmente. A partir daí, o hatch foi alterado da linha de cintura para cima, além da retirada dos bancos traseiros.

Posteriormente a essa etapa, a estrutura que envolve o vidro traseiro foi colocada junto a coluna B. Enquanto um vão na segunda fileira de banco e porta-malas formou a caçamba que foi adaptada e revestida em madeira. O novo modelo ainda recebeu uma pintura em verde.

Pronto! Eis a picape do Twingo. Infelizmente, ainda não foi informado com quanto de carga o modelo já foi testado, nem se foi realizada reforço na suspensão traseira.

Mas o fato que essa ideia é no mínimo curiosa, mas não inédita, principalmente no Brasil. Claro que o projeto argentino se trata de um modelo único, mas o que a Fiat fez por aqui com o icônico Fiat 147 foi em escala industrial.

Picape do Fiat 147 é vanguarda

Em 1978, a montadora italiana apresentava no Salão do Automóvel de São Paulo a Fiat City, uma picape para lá de compacta que usou como base o Fiat 147. Posteriormente, o modelo foi rebatizado, mas ficou conhecido mesmo como Pick-up Fiat.

De acordo com a revista Quatro Rodas, a picape do Fiat 147 era homologada para dois passageiros e tinha 450 kg de capacidade de carga. A picape compacta era vendidas em dois motores, o 1050 e o 1300, com 56 cv de potência e 7,9 kgfm de torque e 61 cv de potência e 10,8 kgfm de torque, respectivamente.

A ideia da picape compacta com base em um hatch seria replicada anos depois com o lançamento da Fiat Strada (o Uno nesse caso). E o movimento se provou certo, pois atualmente a Strada é o carro-chefe da fabricante por aqui, inclusive foi o veículo mais vendido em 2023 no Brasil.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários