Esta Fiat Elba que parece ter saído do filme Madmax está à venda

Perua foi transformada a partir de peças de sucata em um trabalho artesanal na garagem de casa
Diego Dias
Por
01.08.2024 às 15:16 • Atualizado em 27.11.2024
Compartilhe:
Perua foi transformada a partir de peças de sucata em um trabalho artesanal na garagem de casa

Famosa por ter derrubado um presidente do Brasil em 1992, a Fiat Elba acabou sendo uma algoz para o ex-presidente Fernando Collor de Mello. Mas enquanto a famosa perua derivada do Fiat Uno fez alguns não terem boas lembranças, para o proprietário dessa Fiat Elba 1993 ela se tornou uma terapia em tempos difíceis.

Você pode se interessar por: 

O carro que você confere aqui hoje é uma Fiat Elba Weekend 1993, mas que traz um visual todo transformado e que parece ter saído diretamente da famosa franquia Mad Max – filme de ficção científica famoso pelas cenas de ação e perseguições com carros de estilo apocalíptico. O proprietário da station wagon é Alvaro Lazarini, que colocou à venda seu xodó, que pode ser adquirido em peças através do anúncio do marketplace do Facebook.

A Elba 1993 Mad Max

Visualmente, a Elba 1993 à venda do Alvaro traz um estilo inspirado nos filmes Mad Max, mas com a graça de ser baseado em um carro nacional que foi querido pelas famílias na segunda metade da década de 1980 e começo dos anos 1990. No filme original, um dos destaques é o Ford XB Falcon Coupé 1973 com um motorzão V8 debaixo do capô.

No caso da Elba totalmente transformada, ela conserva seu motor original, é o conhecido propulsor 1.5 Fiasa de 67 cv de potência a 5.000 rpm e 12 kgfm de torque a 3.000 rpm, que trabalha com um câmbio manual de cinco marchas. Voltando ao visual, originalmente essa Fiat Elba Weekend 1993 trazia a famosa frente baixa, mas Alvaro fez questão de colocar a já rara frente alta, como as luzes de seta revelam. Mas temos mais do que isso.

As mudanças de estilo são muitas, mas vamos começar pela dianteira. De cara temos os curiosos faróis, que trocam os originais quadrados por um conjunto redondo emoldurado por uma proteção em vermelho, enquanto as luzes de seta estão pintadas de preto com desenhos de... seta. A grade também merece destaque e emula dentes, sendo feita em metal. Em cima do capô foram instaladas luzes de posição, enquanto os para-lamas dianteiros foram recortados.

Alvaro contou alguns detalhes à reportagem e disse que pegou rodas de ferro de 16 polegadas do Nissan Kicks, que foram invertidas para caber na caixa de roda. “Coloquei as rodas 16 do Nissan Kicks e aquelas calotas cromadas, que são plafons de lâmpada antiga de casa de lustre [feita] de inox”, explicou.

Além das rodas de ferro herdadas do SUV, a Elba tem outros apêndices como a proteção do para-brisa e também as calhas nas janelas laterais, que parecem confeccionadas em metal. Os retrovisores originais foram trocados por outro do tipo redondo, enquanto no teto foram instaladas três luzes auxiliares, sendo uma de maior tamanho na parte central. As placas nas portas e o bagageiro com brinquedos são detalhes inusitados.

Na traseira o destaque sem dúvida fica para a grelha sobre o vidro traseiro, bem no estilo dos Ford Mustang Mach 1 da década de 1970. As lanternas trazem uma proteção numa espécie de arame, enquanto um extintor de incêndio fica posicionado na parte traseira do teto, afinal, sempre é bom ficar preparado caso alguma coisa saia dos trilhos.

Projeto de vida

Apesar da customização ser um tanto inusitada e talvez não agradar quem prefere um carro mais próximo do original, Alvaro disse que a Fiat Elba foi doada por um amigo após passar por um período difícil na vida.

“Estou com ela desde que minha empresa faliu e o banco me levou tudo. Porém ela estava bem danificada, e tinha sido depenada além de um valor relativamente alto entre multas e licenciamento. Decidi que seria meu projeto para ocupar a mente e tentar sair do foco de tantas perdas materiais”. Segundo ele, tudo ocorreu antes da pandemia.

A Fiat Elba Weekend 1993 traz visual no estilo ratlook, que se caracteriza principalmente pelo estilo da carroceria com pintura gasta, bem como diversos acessórios, rodas e iluminação diferentes. No caso da Elba do Alvaro, tudo foi feito praticamente na garagem de casa a partir de peças de sucata e com ajuda de sua filha, que desenhou algumas artes na perua.

“Esse carro foi um amigo que me deu, e eu resolvi montar, porque eu fiquei com depressão e tal, e acabei pegando esse carro como um projeto de vida, que fez bem para mim, né? E me ajudou no serviço também”, relatou Lazarini.

A Fiat Elba até foi para o mecânico para trocar a embreagem e caixa de direção, mas de acordo com Lazarini a correia dentada do carro afrouxou e entortou as válvulas do motor 1.5 Fiasa da Elba uma semana depois. “Deu esse problema, mas como eu já tinha gastado o meu dinheiro para arrumar ela, eu fiquei no prejuízo total e não tive mais como trabalhar, e aí eu estou tendo que vender as partes dela”.

Apesar dos perrengues, a Fiat Elba ajudou seu proprietário em uma fase adversa da vida e o ajudou a seguir em frente. A Fiat Elba Weekend 1993 estilo Mad Max está à venda no Facebook e, caso você seja daqueles que tenha um projeto com uma Fiat Elba, talvez o carro anunciado possa ter aquela peça que esteja procurando.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários