Este carro elétrico chinês leva duas pessoas e seria o sonho dos motociclistas

Swapa Zip é um micro elétrico chinês de visual simpático já presente no mercado italiano
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23.07.2024 às 16:20
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Swapa Zip é um micro elétrico chinês de visual simpático já presente no mercado italiano

Os minicarros elétricos têm se tornado uma tendência cada vez maior em solo europeu, muito centrada na figura do Citroën Ami. Como de costume a China não quis perder a oportunidade, e já tem o seu próprio micro elétrico de apenas 1,3 metro de largura para o velho continente, o Swapa Zip.

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Homologados como quadriciclos, esses carros chamam atenção por seu porte supercompacto e design incomum. Pode-se dizer que o Swapa Zip segue a cartilha à risca, com o objetivo de ser uma opção confortável para trafegar e estacionar tranquilamente, aglo bem-vindo em grandes cidades. 

 

O microcarro elétrico foi exposto e chamou atenção no Electric Days de Roma, um evento de mobilidade elétrica que acontece em todo o mundo. Com capacidade de comportar duas pessoas, o carro tem 2,52 metros de comprimento, 1,34 m de largura e 1,41 m de altura.

Por dentro, apesar de ser uma opção de baixo custo, o micro elétrico não é “pelado” e chama atenção por alguns itens de série. O veículo traz em seu pacote equipamentos como ar-condicionado, central multimídia com tela de 12,3 polegadas com conexão Apple CarPlay, bem como volante com comandos integrados e câmera de ré.

Um dos principais chamarizes do carro é seu sistema de estacionamento assistido. Isso porque existem dois botões, na parte de trás do veículo, que podem o mover para frente e para trás. Deste modo, é possível ter mais precisão na hora de estacionar em vagas mais apertadas, tudo apenas com a necessidade de um toque em um botão.

Apelidado de “moto elétrica com capota”, o Swapa Zip opera de acordo com as regras de um quadriciclo elétrico pela legislação europeia. Ou seja, tem velocidade máxima de 45 km/h e pode ser conduzido por motoristas a partir dos 14 anos com a habilitação adequada.

O microcarro tem autonomia elétrica declarada por 100 km, advinda de sua bateria de 6,45 kWh. Seu carregamento pode ser feito tanto por um carregador público AC ou até mesmo por uma tomada de energia doméstica comum.

Produzido na China e vendido no mercado italiano por intermédio da Filante Motors, o micro elétrico chinês sai com preço abaixo dos € 15.000 (pouco mais de R$ 90 mil em conversão direta). Não há nada sobre sua chegada ao Brasil, o que não é surpresa, visto que veículos como o Citroën Ami não possuem nem o direito de andar pelas ruas brasileiras.

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