Este Citroën é feito na Rússia sem autorização da Stellantis

A Stellantis acabou com sua produção no mercado russo, mas isso não impediu seus carros de continuarem a ser fabricados por lá
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04.08.2024 às 13:26
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A Stellantis acabou com sua produção no mercado russo, mas isso não impediu seus carros de continuarem a ser fabricados por lá

A Stellantis pode ter descontinuado suas operações na Rússia em meio ao conflito contra a Ucrânia, mas a Rússia ainda produz carros da Stellantis. Pode parecer paradoxal, mas é a realidade. Isso porque alguns modelos Citroen seguem produzidos lá, na mesma fábrica e com peças originais da Stellantis, porém de modo falsificado.

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O feito em questão é responsabilidade da fabricante automotiva russa Automotive Technologies, a qual tem produzido, desde março, unidades do Citroen C5 Aircross sem qualquer tipo de autorização da Stellantis. A empresa chega até mesmo a oferecer garantias de 3 anos ou 100.00 km para o modelo.

 

A produção acontece de forma regularizada pelo governo e é feita em uma fábrica abandonada pela Stellantis em meio ao território russo. O grupo automotivo, no entanto, não chega a ver um centavo dos lucros obtidos pelas vendas desses carros.

Falando em vendas, o Citroen C5 Aircross falsificado é oferecido a um preço menor que o antigo original. São 3.899.000 rublos contra os 4.299.000 rublos anteriormente cobrados pela Citroen (cerca de R $260 mil e R$ 287 mil, respectivamente).

 

Como já comentado, o veículo usa peças oficiais da Stellantis, ou seja, é mecanicamente igual ao C5 Aircross original. Os componentes, pelo menos aquelas indisponíveis na Rússia, advém da China. Assim, fica mais claro como os preços foram baixados.

Vale ressaltar, porém, que esse não é o único modelo vendido de modo falsificado pela Automotive Technologies. A empresa também oferece unidades, também com valores mais em conta que as originais, do Citroën C5 X e de modelos Peugeot.

 

Assim, também é possível encontrar na Rússia exemplares não originais de Peugeot 2008, 4008, 5008 Allure e 5008 GT.

É importante lembrar que não é a primeira vez que algo desse tipo acontece. A montadora russa Moskvich fez quase o mesmo quando assumiu fábricas abandonadas da Renault. A diferença é que a empresa não seguiu com a produção da marca francesa, mas optou por fabricar modelos da chinesa JAC.

Como é o Citroen C5 Aircross?

O nome C5 Aircross pode parecer em si uma falsificação do Citroen C3 Aircross vendido por aqui. Porém, esse modelo é realmente um produto oficial da Stellantis, o qual foi apresentado no Salão de Paris de Paris em 2018.

O SUV médio, inclusive, é vendido no mercado argentino desde 2020 e teve até mesmo seus desenhos publicados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2022. O lançamento, porém, não ocorreu até hoje e o novo produto mais próximo que temos da Citroen é o Basalt.

 

Pode-se dizer que o C5 Aircross é uma espécie de irmão do atual Peugeot 3008 vendido no Brasil. Eles são feitos sob a mesma plataforma, a EMP2, tem portes semelhantes e até mesmo motores iguais.

O futuro do Citroen C5 Aircross é, no entanto, incerto, e ele não deve chegar aqui. O 3008 mudou na Europa em 2023 e agora é feito sob a arquitetura STLA Medium. Além disso, a Mobiauto já trouxe a informação que o “irmão” do novo 3008 deverá ser a nova geração do Jeep Compass, e não mais o SUV médio da Citroen em questão.

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