Este SUV da Chery bateu recorde mundial de autonomia do Guinness
O alcance elétrico sempre será um ponto crucial na discussão sobre carros eletrificados. Nesse sentido, a Chery parece estar no caminho certo, uma vez que um de seus carros bateu um dos recordes mundiais de maior autonomia elétrica no Guinness.
Você pode se interessar por:
- Carros da Caoa Chery são vendidos na Itália com outro nome e sem emblema da marca
- Qual é o carro mais rápido do mundo?
- Fusca, Gol, Monza: essa empresa fabrica peças para manter clássicos vivos
- É mais econômico rodar de BYD King ou de Dolphin Mini?
O veículo em questão é o Chery Fulwin T10 e ele alcançou a seguinte marca: “a maior distância percorrida por um SUV híbrido plug-in com tanque de combustível cheio e bateria cheia sem recarga”. A divulgação da quebra de recorde foi feita pela própria montadora, no dia 20 de julho.
Para ser reconhecido pelo Guinness o carro rodou mais de 2.100 km em uma viagem que durou mais de três dias. Assim, o modelo estabeleceu uma marca cerca de 300 km maior que o Lynk & Co 08 EM-P, o antigo recordista da categoria.
Vale lembrar que o Fulwin T10 não foi lançado ainda e será apresentado oficialmente nesta semana, no dia 25 de julho.
Como é o Chery Fulwin T10?
Apesar da Chery não ter planos para que seu recordista chegue ao mercado brasileiro, vale falar um pouco sobre o modelo. Como já comentado, o veículo é equipado com um trem de força híbrido plug-in, e não para por aí.
O carro é vendido em duas opções, uma de cinco lugares com tração dianteira e outra de seis assentos com tração integral. Deste modo, ele pode ter 618 cavalos de potência e 97 kgfm de torque, para a variante com mais lugares, ou 375 cv e 62 kgfm, presentes na configuração mais convencional.
A bateria que equipa a usina, no entanto, é sempre a mesma. O conjunto é fabricado pela CATL e tem capacidade de 34,46 kWh. As autonomias puramente elétricas, para as respectivas versões de tração dianteira e integral, são de 200 e 210 km no ciclo CLTC.
Apesar das diferentes opções de assentos, as medidas se mantêm as mesmas. São 4.850 mm de comprimento, 1.930 mm de largura,1.712 mm de altura e 2.820 mm de entre-eixos. O modelo então chega a ser maior que uma Toyota SW4 e chega perto do porte de uma Chevrolet Trailblazer.
Por dentro, o Fulwin T10 chama atenção por seu refinamento tecnológico. O carro é equipado com uma tela dupla de 24,6 polegadas, a qual serve como painel de instrumentos e central multimídia. Além disso, conta com um AR-HUD de 50 polegadas e um sistema de assistência de direção inteligente (IDAS).
O design do recordista mundial de autonomia elétrica não foge muito a linguagem presentes nos SUVs da Chery, como Tiggo 5x e 7. O modelo, porém, traz um visual mais refinado e minimalista, o qual também deve se fazer presente por aqui na figura do Tiggo 9.