Este VW Fusca 1600 S está à venda pelo preço de um Jeep Compass diesel

Conhecido como Super Fuscão, clássico foi a única versão esportiva do besouro
Diego Dias
Por
21.05.2024 às 17:38 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Conhecido como Super Fuscão, clássico foi a única versão esportiva do besouro

O Volkswagen Fusca é um dos carros mais cultuados no Brasil e no mundo, seja por conta do seu icônico design ou porque quase toda pessoa tem uma história com ele. Com várias versões marcantes, uma das mais lembradas por aqui é o VW Super Fuscão 1600S, versão esportiva do clássico modelo. O interessante é que tem um à venda na internet, uma oportunidade para os colecionadores, mas prepare o bolso!

Com mais algumas horas gastas na internet, acabamos achando esse VW Fusca 1600 S à venda no marketplace do Facebook. Segundo seu proprietário, o carro anunciado é do ano-modelo 1974/1974 na cor Amarelo Safari e se trata da unidade 017, ou seja, é o Super Fuscão de número 17 das pouco mais de 5.000 unidades que foram produzidas em terras tupiniquins.

Você também pode se interessar por:

Visualmente o VW Fusca 1600 S trazia alguns detalhes diferentes do restante da família, sendo que o mais marcante era a tomada de ar preta instalada sob o capô traseiro, que carregava a inscrição 1600 S. O estilo era marcado ainda pelas rodas de ferro de 14 polegadas mais largas calçadas com pneus diagonais 175S14 e o escapamento posicionado virado para a esquerda na traseira.

Por dentro o VW Fusca 1600 S também faz bonito, principalmente por conta do volante de três raios Walroad e os relógios na parte inferior central do painel com termômetro do óleo, amperímetro e relógio. Havia ainda o conta-giros no painel principal, enquanto a alavanca de câmbio é encurtada de fábrica. Segundo o proprietário, a unidade anunciada traz bancos baixos Cordone com catracas Probel.

Debaixo do capô o Super Fuscão carregava ainda o clássico motor boxer arrefecido a ar, mas neste caso se tratava de um motor 4 cilindros boxer de 1,6 litro, que é alimentado por dois carburadores Solex 32 PDST. Na prática, entregava na época de lançamento 65 cv de potência a 4.600 rpm e bons 12 kgfm de torque a 3.000 rpm, trabalhando sempre com um câmbio manual de quatro marchas.

No anúncio, o proprietário afirma que o modelo está revisado com especialista no Fusca 1600 S, além de trazer manual do proprietário e chave reserva. O clássico é uma das variantes mais raras do famoso besouro e estima-se que poucas unidades tenham sobrevivido nesses 50 anos, sendo a única versão esportiva ao longo de sua história. Mas a pedida é para poucos: R$ 250.000, o equivalente a um Jeep Compass Limited com motor diesel TD350.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp


Comentários