Fiat Grande Panda, futuro sucessor do Argo, tem truque de Peugeot 2008
A apresentação do Fiat Grande Panda, noticiada pela Mobiauto aqui, é um importante passo para o que a Fiat projeta em seu futuro. Isso porque o carro antecipa alguns dos próximos passos que a marca tomará globalmente em relação aos seus produtos. Já se sabe que sua plataforma será baseada na do Citroen C3, mas você sabia que o veículo também trará um truque vindo do Peugeot 2008?
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O interior do Fiat Grande Panda foi flagrado recentemente pela @au_tospotter, e é lá que se encontra o artifício em questão. O truque está no seletor de transmissão do automóvel, muito semelhante ao presente no Peugeot e2008. A peça está integrada ao console central do veículo, e possui o item com um formato igual ao SUV francês.
Vale lembrar que ambos os produtos, apesar de serem de diferentes montadoras, são pertencentes a Stellantis, dona da Fiat e da Peugeot. Isso explica a semelhança entre os dois controles de marcha, e explica o porquê de ambos serem parecidos também com o do Citroen e-C3, carro o qual também está dentro do guarda-chuva do grupo Stellantis e é vendido na Europa.
Como é o futuro Fiat Grande Panda
O Fiat Grande Panda foi apresentado para o mercado europeu na semana passada e traz algumas novidades além de seu seletor de marcha. Logo de cara, talvez o que mais chame atenção é sua aparência bem característica. A carroceria é bem diferente do que se encontra no mercado de veículos populares.
Pode-se dizer que o design é aquilo que se denomina como “retrô tech”, uma combinação entre elementos futuristas e minimalistas, vide suas luzes e grade em pixels e, com detalhes que lembram veículos do passado. Na sua lateral está marcado o nome “Panda” em baixo relevo, assim como a nomenclatura “Fiat”, que se encontra na traseira junto às outras inscrições “Panda”, desta vez em 3D.
Fora seu comprimento de 3,99 metros, suas dimensões ainda não foram confirmadas, mas já se tem uma ideia de quais serão seus conjuntos motores. Suas opções de trens de força devem ser compostas por propulsores 1.0, 1.3 Firefly e 1.0 GSE, além de um sistema híbrido leve, o qual poderá ser equipado graças à arquitetura STLA Smart (derivada da CMP presente no C3 e 208), a qual fará parte do carro.
Mais detalhes ainda não foram revelados, mas vale lembrar que apesar de seu ar SUV, o Grande Panda é o sucessor direto do hatch Fiat Panda, uma espécie de Fiat Uno europeu super tradicional por lá. Para o Brasil, é esperado que o modelo represente a nova geração de Argo e Mobi, substituindo os ambos de uma vez só por aqui, o que vai de acordo com a estratégia mais global que a Stellantis projeta tomar com seus produtos.