Fiat Strada 2024 enterra o último elo que tinha com o Palio

Motor 1.4 Fire flex de 88 cv dá adeus à picape cortando relação de mais de 20 anos com o hatch compacto
Diego Dias
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11.08.2023 às 16:09 • Atualizado em 12.11.2024
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Motor 1.4 Fire flex de 88 cv dá adeus à picape cortando relação de mais de 20 anos com o hatch compacto

A Fiat Strada 2024 estreou nesta semana com novas versões equipadas com o motor 1.0 turbo do Pulse e Fastback, mas também houve uma mudança importante na versão de entrada Endurance 2024: aposentou de vez o motor 1.4 Fire flex de até 88 cv e adotou o 1.3 Firefly flex de até 107 cv das demais versões.

Apesar de ser um movimento natural para a segunda geração da Strada trazer um motor mais moderno até na versão mais básica - afinal, ela está entre nós desde 2020 -, é importante lembrar que a aposentadoria do motor 1.4 Fire enterra de vez o último elo da picape com o Palio.

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O motor equipava a versão Endurance Cabine Plus e sobreviverá ainda em outros modelos comerciais como o Fiat Fiorino e no gêmeo Peugeot Partner Rapid. Na picapinha, o motor 1.4 Fire deu adeus com potência de 85/88 cv de potência (G/E) a 5.750 rpm e torque de 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm, sempre com o velho e bom câmbio manual de cinco marchas.

Vale lembrar que o motor 1.4 Fire flex estava presente na Fiat Strada desde 2005, ou seja, perdurou na picapinha por nada menos do que 18 anos – o que revela sua competência e durabilidade, e porque não dizer desempenho. A cena mais comum pelas ruas brasileiras é ver a Strada (e Fiorino também) por aí pedindo passagem na faixa da esquerda em veículos de serviço.

A usina estreou na linha da picape com a Strada Trekking 2006, que já trazia a terceira reestilização da família Palio. Era a fase dos faróis à la BMW com recortes na parte inferior, com a Strada trazendo lanternas de arranjo interno revisado com luzes de seta e ré dispostas em faixas horizontais.

À época o 1.4 Fire entregava seus 80/81 cv (G/E) a 5.500 rpm e 12.2/12,4 kgfm (G/E) a 2.250 rpm, também com câmbio manual de cinco marchas. Ao longo de sua trajetória o propulsor passou por diversas atualizações, chegando aos atuais 88 cv. Como você deve imaginar, foi usado por muito tempo no famoso Palio Fire, que era a versão básica da família, vindo sempre com carroceria antiga.

Antes de a chegada do 1.4 Fire em 2005, a Strada contou com o motor 1.3 Fire que teve versões a gasolina, com o exemplo do 1.3 8V de apenas 67 cv e 11,1 kgfm. Quando consideramos a versão básica atual, a Strada Endurance 2024, temos uma evolução e tanto comparada com as primeiras picapes com o 1.3 Fire.

Hoje o moderno motor 1.3 Firefly entrega 98/107 cv a 6.000 rpm/6.250 rpm e 13,2/13,7 kgfm a 4.000 rpm/4.250 rpm, que pode trabalhar com um câmbio manual de cinco marchas  ou automático CVT com simulação de sete.

Dito isso, a Strada encerra de vez o elo que um dia teve com o Fiat Palio. O que eles têm em comum hoje? A picape é o carro mais vendido do Brasil atualmente, título conseguido pelo hatch em 2014.

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