Flagra: Honda HR-V elétrico pode ser resposta aos chineses (só que mais cara)
Uma unidade de um Honda HR-V elétrico foi flagrada em meio a testes na cidade de Campinas (SP). O modelo pode chegar aqui no ano que vem e seria uma espécie de aposta da Honda contra os elétricos chineses que têm tomado o mercado brasileiro.
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O flagra foi feito por Leandro Silvestre e enviado para o jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, que gentilmente nos cedeu as imagens. As imagens mostram o Honda HR-V elétrico quase sem camuflagem. Oficialmente não há nada a respeito de sua chegada para cá. Porém, informações apuradas pelo portal AutosSegredos apontam que os japoneses consideram trazer o modelo para o mercado brasileiro em 2025.
O HR-V elétrico, ou melhor, o Honda e:Ny1 (seu nome oficial) é um SUV compacto movido a bateria vendido na Europa desde o início do ano. Por lá, o modelo tem como seus principais rivais Peugeot e-2008 e Hyundai Kona EV.
Caso sua chegada para cá se concretize, o elétrico brigaria com os próprios e-2008 e Kona EV, mas também com o futuro “SUV do Dolphin”, o BYD Yuan Pro, que será lançado aqui em breve.
Como é de se esperar, não há nada sobre preços. Mas, ao se levar em conta sua concorrência e valores praticados na Europa, pode-se esperar algo entre R$ 250 e R$ 300 mil. Assim, os valores seriam um patamar acima da concorrência chinesa.
Sobre o Honda HR-V elétrico
Como é possível ver no flagra e em imagens oficiais, o visual do carro, pelo menos o externo, é praticamente igual ao do Honda HR-V a combustão. As medidas dos dois também são virtualmente as mesmas, com diferenças de milímetros na largura e entre-eixos.
As pequenas diferenças estão na dianteira. Isso porque a grade do e:Ny1 tem uma grade frontal inteiramente fechada, assim como um para-choque com desenho diferente e mais robusto. No geral, o resto da frente segue com o mesmo desenho, com seus faróis afilados em LED.
Nas laterais, o modelo elétrico possui os mesmos flancos cortados por vincos. As rodas são de liga leve de 18 polegadas. O desenho atrás é o mesmo, com seu aspecto robusto e “quadradão”. As lanternas também são inteiriças e cortam a tampa do porta-malas, mas não são interpostas pelo logo da Honda.
Por dentro, as diferenças são mais gritantes. O e:Ny1 conta com um design interno mais futurista, com central multimídia flutuante e painel de instrumentos “saltado”.
Mecanicamente, o sistema do Honda HR-V elétrico é alimentado por uma bateria de 68,8 kWh. Seu propulsor desenvolve 204 cavalos de potência e 31,6 kgfm de torque. No ciclo WLTP, a autonomia elétrica é de 412 km - caso chegue aqui, esse número deve diminuir na medição mais rigorosa do Inmetro.