Ford Escort mais caro do mundo tem 16 cm e é feito de ouro e pedras preciosas
O Ford Escort chegou ao Brasil em 1983, no mesmo momento em que era apresentado na Europa. Por aqui, ainda era a primeira geração do modelo, mas no velho continente já chegava à terceira. Foi o primeiro projeto da marca no país alinhado com os mercados mais importantes globalmente.
Até hoje o modelo é lembrado pelos brasileiros, principalmente sua versão XR3, topo de linha, que era mais completa, esportiva e poderia ser encontrada com carroceria conversível, e que tinha um embate direto no mercado com Volkswagen Gol GTS e GTi e Chevrolet Kadett GSi.
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Mas esse sucesso em terras tupiniquins não chega aos pés da proporção em que o modelo é amado na Europa, principalmente quando se trata do Mk2, que é a segunda geração do veículo.
Esta, no caso, não chegou a ser comercializada no Brasil, mas é conhecida principalmente pelas provas de rali que participou no continente europeu. A trajetória vitoriosa, alinhada ao charme do modelo, criou uma legião de fãs do sedanzinho, que lembra o nosso querido Ford Corcel de primeira geração.
Um desses fãs é Russell Lord, um entusiasta inglês que já possuiu 55 unidades do Ford e que desde 1994 iniciou um projeto diferente: uma miniatura em escala 1:25 do modelo, feita de pedras preciosas e que seria levada a leilão para ajudar instituições de caridade.
A joia foi inspirada no modelo utilizado pelo piloto de rali Ari Vatanen no final dos anos 1970, o RS 1800, que era equipado com motor 1.8 de 115 cv. Para construir a miniatura, Russell utilizou sua habilidade de joalheiro e, por 25 anos, moldou ouro, prata e outros materiais preciosos para formar o Escort mais valioso do mundo.
A carroceria do modelo é toda de prata com 600 diamantes negros aplicados para maior detalhamento. As rodas, freios e aerofólio são de ouro 18 quilates. Já grade frontal é de ouro branco e está alinhada aos faróis redondos, completados por diamantes de 70 pontos.
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Na traseira, as lanternas são de safira laranja e rubi vermelho, enquanto o emblema oval, que remete ao símbolo da Ford, é de safira azul.
O interior do veículo conta com alavanca de engate de marchas funcional em diamante, pedais ajustáveis, freio de mão e banco do passageiro reclinável. O motor também é funcional e conta com polias giratórias, a suspensão traseira é por feixe de molas - igual ao modelo de rali - e as janelas são de vidro.
De acordo com o joalheiro, a miniatura não precisou de projeto por conhecer o veículo “como a palma da minha mão.” Produzido inteiramente de forma artesanal, o Escort foi leiloado no ano passado, no tradicional site inglês The Market, por 70 mil libras - cerca de R$ 360.000, na época.
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Escort pioneiro
O Ford Escort foi produzido na Inglaterra durante 32 anos, contou com seis gerações e vendeu mais 3 milhões de unidades, sendo um dos modelos mais populares no país. Por aqui, foi vendido por duas décadas, teve três gerações e foi sucedido pelo Ford Focus em 2003.
O veículo foi o primeiro lançamento global da marca e também o primeiro carro mundial da Ford a oferecer cabines de duas e quatro portas. O Escort ainda foi eleito o Ford preferido de todos os tempos no Reino Unido pela The Classic Ford Show, em 2016.
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.