Ford Ranger elétrica vai voltar graças a ajuda da Tesla

Versão com motorização elétrica deverá herdar o sobrenome Lighting da irmã maior F150
Diego Dias
Por
29.08.2024 às 15:13
Compartilhe:
Versão com motorização elétrica deverá herdar o sobrenome Lighting da irmã maior F150

O mercado de picapes está em grande expansão no Brasil e no mundo, tanto que marcas como a BYD e Kia já estão entrando neste importante segmento. Mas outras fabricantes tradicionais e com grande experiência entre caminhonetes, como a Ford, já estão ampliando sua estratégia de eletrificação, à exemplo da nova Ford Ranger elétrica, que foi confirmada pela marca do oval azul recentemente.

Recentemente a Ford divulgou em comunicado que vai investir em dois novos veículos elétricos, ignorando o fato de que o mercado global está reajustando a rota e apostando mais em modelos híbridos. Isso porque a marca confirmou que em 2027 lançará duas novas picapes, sendo uma delas de médio porte, que provavelmente será a nova Ford Ranger elétrica, especulada como Ranger Lighting – uma clara alusão a versão elétrica da irmã maior F-150.

Você também pode se interesar por:

O detalhe é que a nova Ranger elétrica não deve ser feita com base no chassi da versão de motor a combustão (seja a diesel ou gasolina), mas sim com base em uma plataforma dedicada e voltada para um veículo elétrico. Vale lembrar que a nova Ranger Lighting está em desenvolvimento com a chamada equipe skunkworks na Califórnia, cujos veículos elétricos terão uma nova abordagem, sobretudo na redução de custos e complexidade, pensando ainda na cadeia de suprimentos e se comparando aos custos das principais concorrentes do mundo, segundo a Ford.

Assim, o primeiro veículo acessível desta nova plataforma será a nova Ranger elétrica, embora a fabricante ainda não confirme oficialmente, se limitando a dizer que “será uma picape de médio porte”. A Ford se limita a dizer que a nova caminhonete elétrica oferecerá aos futuros clientes “mais autonomia, utilidade e usabilidade”.

“Recrutamos os profissionais mais qualificados tecnicamente e criativos de dentro e de fora da Ford para impulsionar uma mudança radical na forma como desenvolvemos um veículo elétrico”, explicou o presidente e CEO da Ford, Jim Farley. Dentro desse time está Alan Clarke, ex-engenheiro da Tesla que teve participação no desenvolvimento de modelos como o Tesla Model Y e também a picape Tesla Cybertruck.

Por fim, atualmente a Ford Ranger tem somente uma configuração híbrida plug-in em seu catálogo no mercado internacional. Hoje a Ranger PHEV é vendida em poucos países, à exemplo de Portugal, onde traz um motor 2.3 turbo a gasolina combinado a um motor elétrico de 75 kW, que soma uma pequena de 11,8 kWh. A autonomia elétrica, porém, é de apenas 45 km.

No entanto, o mais curioso dessa história é que a Ranger já teve uma versão elétrica. Chamada de Ford Ranger EV, a picape foi fabricada nos Estados Unidos entre 1997 e 2002. O motor elétrico tinha 91 cv e baterias de 23 kWh, o que garantia apenas 80 km de autonomia.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários