Golpe de “80 anos da Toyota” finge te dar Corolla para roubar seus dados
A Toyota emitiu um comunicado nesta quarta-feira (20) orientando seus consumidores sobre um golpe em redes sociais e aplicativos de mensagem, como WhatsApp.
Um dos membros da nossa redação recebeu uma das mensagens enviadas pelos golpistas, com um link suspeito camuflado por uma chamada prometendo presentear quem realizar o acesso (veja na imagem abaixo).
O endereço virtual é encaminhado junto da logomarca da montadora, uma falsa URL “www.toyota.com.br” e um texto sobre uma suposta promoção de aniversário de 80 anos da empresa.
Vale lembrar que a fabricante foi fundada em 1937 e, portanto, já comemorou seu octogenário quatro anos atrás. Atualmente, tem 84 anos de existência.
Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto
Segundo as denúncias, o golpe consiste em prometer dar um Corolla como prêmio para quem acessar um link fraudulento, responder a algumas perguntas sobre a Toyota, e compartilhar o tal link com amigos e grupos nas redes sociais.
Os golpistas pedem um cadastro com dados pessoais do falso ganhador para disponibilizar o falso prêmio. Ao que tudo indica, não chegam a ser solicitados dados bancários ou de cartão de crédito.
Ainda não se sabe em que tipo de fraude os dados estão sendo ou serão utilizados. Em golpes semelhantes envolvendo outras marcas, a vítima aparentemente tem seus dados cadastrados em plataformas de investimentos em tradings, operações de alto risco e retorno em curto prazo envolvendo a bolsa de valores.
Portanto, cuidado! Não acesse links suspeitos e muito menos compartilhe seus dados com estes canais. A Toyota não está sorteando ou presenteando usuários com carros, nem mesmo completando 80 ou 100 anos de existência.
Em nota oficial, a Toyota informa que “não realiza nenhum tipo de sorteio ou comercializa veículos por intermédio de funcionários e não possui qualquer relação comercial, parceria, sorteios ou apoio a sites que não sejam os oficiais da marca.”
E conclui pedindo que “denunciem e não divulguem, compartilhem ou repliquem conteúdos enganosos.”
Nota da Toyota na íntegra
A Toyota do Brasil informa que não realiza nenhum tipo de sorteio ou comercializa veículos por intermédio de funcionários e não possui qualquer relação comercial, parceria, sorteios ou apoio a sites que não sejam os oficiais da marca, sendo eles www.toyota.com.br e www.ofertastoyota.com.br ou por intermédio de sua rede de concessionários no Brasil.
A empresa alerta ainda para as fake news e fraudes circulando nos meios digitais em seu nome em sites não oficiais e pede para que as pessoas não compartilhem e/ou divulguem seus dados pessoais nestes canais.
Veja a seguir orientações fundamentais para garantir mais segurança aos consumidores:
- A Toyota do Brasil não vende veículos diretamente ao público, tanto a compra quanto a entrega são feitas por intermédio de concessionária autorizada Toyota.
- Compare o preço anunciado com o preço do mesmo veículo e modelo, com iguais características, no site da Toyota do Brasil ou em um distribuidor autorizado Toyota.
- Desconfie de anúncios que oferecem grandes vantagens financeiras na aquisição do veículo.
- Jamais efetue o pagamento de qualquer quantia referente à aquisição de um veículo antes de pesquisar a idoneidade do anunciante (verificar dados da empresa e do anunciante, CNPJ, localização etc.).
- Jamais efetue o pagamento de qualquer quantia referente à compra do veículo sem examinar pessoalmente o veículo.
- Em caso de dúvida, contate o Serviço de Atendimento ao Consumidor no telefone 0800 703 02 06.
Prezamos pela sua segurança e pedimos para que denunciem e não divulguem, compartilhem ou repliquem conteúdos enganosos. Para mais informações, acesse o nosso site www.toyota.com.br ou entre em nossos perfis oficiais @toyotadobrasil
Você também pode se interessar por:
Fiat Toro 2022: cinco coisas que queríamos que mudasse na picape
Fiat terá três SUVs tamanho P, M e G nos próximos anos
Quais carros de Jeep e Fiat terão motor turbo (e quando chegam)
Assinar um Fiat ou Jeep custará de R$ 1.350 a R$ 4.730 por mês
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.