Fiat Strada supera Celta e se torna um dos cinco carros mais vendidos do Brasil

Picape compacta atinge a marca de 2 milhões de emplacamentos desde o seu lançamento, em 1998
GS
Por
01.11.2024 às 12:51
Compartilhe:
Picape compacta atinge a marca de 2 milhões de emplacamentos desde o seu lançamento, em 1998

A Fiat Strada atingiu o marco histórico de 2 milhões de unidades vendidas no Brasil desde 1998, somando as duas gerações. A geração atual, lançada em 2020, contabiliza 600 mil unidades fabricadas em Betim (MG), sendo 500 mil delas foram comercializadas no mercado brasileiro nos últimos quatro anos.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Você pode se interessar por:

Dessa forma, a Strada passa figurar entre os cinco carros mais vendidos do Brasil na história, superando o Chevrolet Celta, que vendeu 1,7 milhão de unidades entre os anos 2000 e 2015.

Os carros mais vendidos do Brasil em todos os tempos:

1-      Volkswagen Gol: 7 milhões de unidades (1980 a 2022)

2-      Fiat Uno: 3,2 milhões (1984 a 2021)

3-      Volkswagen Fusca: 3 milhões (1959 a 1986 e 1993 a 1996)

4-      Fiat Palio: 2,5 milhões (1996 a 2017)

5-      Fiat Strada: 2 milhões (1998 até hoje)

6-      Chevrolet Celta: 1,7 milhão (2000 a 2015)

7-      Chevrolet Chevette: 1,6 milhão (1973 a 1993)

8-      Chevrolet Corsa/Classic: 1,5 milhão (1995 a 2016)

9-      Volkswagen Kombi: 1,5 milhão (1950 a 2013)

10-     Ford Corcel: 1,3 milhão (1969 a 1985)

Atualmente, a picape compacta soma mais de 115 mil emplacamentos, número que a coloca na liderança geral de vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil no acumulado de janeiro a outubro.

Lançada em 1998, derivada da primeira geração do Palio, a Fiat Strada foi a pioneira do segmento em diversos momentos. Foi a primeira picape compacta a ter cabine estendida (1999), cabine dupla (2009) e a terceira porta para acesso ao banco traseiro (2013).

A segunda geração, que estreou em 2020, foi a primeira picape compacta a introduzir a cabine dupla com quatro portas, configuração que nenhuma concorrente direta adotou – a nova Chevrolet Montana tem porte intermediário, mais próximo ao da Fiat Toro.

Em 2021, a Strada inovou, mais uma vez, ao oferecer câmbio automático CVT. Dois anos depois, a picapinha foi a precursora da categoria a ter motor 1.0 turboflex (130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque).

De acordo com a Stellantis, a Fiat Strada é exportada para Argentina, Paraguai e Uruguai. A picape, no entanto, é rebatizada com Ram 700 para ser vendida no México como modelo de entrada da marca norte-americana naquele país.

A Fiat Strada é vendida atualmente no mercado brasileiro em seis versões. A Endurance, voltada ao uso comercial, é a única na configuração de cabine simples com capacidade de carga de 720 kg. As demais têm carroceria de cabine dupla e podem levar até 650 kg.

As versões Endurance, Freedom e Volcano são equipadas com o motor Firefly 1.3 aspirado de quatro cilindros de 107 cv e 13,7 kgfm, combinado ao câmbio manual de cinco marchas ou automático CVT que simula sete velocidades (somente na Volcano).

As variantes Ranch e Ultra levam sob o capô o 1.0 turboflex de 130 cv e 20,4 kgfm, sempre conectado ao câmbio CVT.

Versões e preços da Fiat Strada

  • Endurance 1.3 Cabine Simples – R$ 105.990
  • Freedom 1.3 Cabine Dupla – R$ 121.990
  • Volcano 1.3 Cabine Dupla – R$ 123.990
  • Volcano 1.3 CVT Cabine Dupla – R$ 129.990
  • Ranch 1.0 turbo CVT Cabine Dupla – R$ 141.990
  • Ultra 1.0 turbo CVT Cabine Dupla – R$ 141.990

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários