Novo SUV da Volkswagen tem data para revelar nome e chega ano que vem ao Brasil
A Volkswagen confirmou nesta sexta-feira (1) que o tão esperado nome de seus mais novo SUV compacto será revelado na próxima segunda-feira (4). O produto já roda em testes pelo Brasil e ainda não teve todo o visual revelado, com apenas imagens de renderização e pequenas amostras reais da carroceria durante o festival de música Rock in Rio deste ano.
Até o momento, ele é chamado de A0SUV, que é seu nome de projeto. O novo SUV da Volkswagen fez parte de uma campanha para os brasileiros adivinharem seu nome, com a dica que a assinatura terá até cinco letras. Embora as combinações sejam infinitas, a Mobiauto contou que o produto teve alguns nomes em pesquisa.
Você também pode se interessar:
- VW A0 SUV: como um hatch virou SUV sem parecer o Nivus
- VW A0 SUV já tem visual cravado e data para chegar; veja o que já sabemos
- VW Gol SUV será global e Skoda prevê lançamento em 2025
- VW, Chevrolet e Fiat podem recorrer à China para enfrentar marcas chinesas
Eles são: Tera, Teon, Taira, Therion, Copan, Copa e Hera. Desses, claro, apenas o Therion se torna inelegível por ter seis letras. A aposta da Mobiauto é de que seja uma das opções com inicial "T" por causa dos outros SUVs da marca, com nomes T-Cross, Taos, Tiguan, Tharu, Taigo e Tayron. Copan também é uma forte opção por causa do famoso prédio assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Ainda que não se chame Gol, o SUV terá missão parecida. Não só pelo fato de sair das linhas de montagem de Taubaté (SP), mas pelo volume de produção. Mobiauto apurou nos últimos anos que ele terá mais de 200 mil unidades produzidas por ano, que deve o colocar entre os modelos mais vendidos do país.
Para isso, terá jeitão moderno. O visual será bem parecido com o que será apresentado no novo Nivus, esperado para o fim deste ano, mas com identidade prória. Faróis de LED com luz de condução diurna dividida em duas partes, lanternas de LED sem barra inteiriça e rodas de liga leve de 17 polegadas já foram confirmados pela Mobiauto.
Detalhes externos ainda indicam o sistema "Keyless", aquele que permite destravar ou travar as portas sem o uso da chave, apenas apertando botão na maçaneta da porta dianteira do motorista. Isso também indica que podemos ter chave presencial e partida por botão, pelo menos nas versões mais completas.
Por dentro, telas para painel de instrumentos e multimídia, e o acabamento que já conhecemos dos carros da Volkswagen. O painel de instrumentos deve ser de 8 polegadas e a multmídia, esperamos pela VW Play de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sendo conectados sem fio.
O motor deve ser o 170 TSI, que é um 1.0 turbo flex de até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Mesma calibração que vemos nas versões 1.0 turbo flex do VW Polo atual.
Já o câmbio deve ser manual de cinco marchas e automático de seis, como também vemos no hatch.
As dimensões do novo SUV de porte compacto devem ser próximas as do Polo, até para não invadir o espaço do Nivus e T-Cross no mercado. Sua produção começará em maio, e seu lançamento acontecerá próximo disso para concorrer com Fiat Pulse e Renault Kardian nas vendas.
Embora seu nome seja revelado na próxima semana, o novo SUV compacto da Volkswagen chegará ao mercado apenas em 2025. Ainda se sabe qual o mês, mas podemos esperar que isso aconteça no primeiro semestre de 2025.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.