GWM Poer chega primeiro no Uruguai com motores que não teremos aqui

Picape média estreia no país vizinho sem o seu principal atrativo: a motorização híbrida plug-in capaz de rodar 100 km no modo elétrico
Diego Dias
Por
20.08.2024 às 19:55
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Picape média estreia no país vizinho sem o seu principal atrativo: a motorização híbrida plug-in capaz de rodar 100 km no modo elétrico

Confirmada há algum tempo para ser vendida no Brasil para brigar no segmento de picapes médias, a GWM Poer foi lançada no Uruguai com razoáveis diferenças em comparação ao modelo esperado no mercado brasileiro.

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Segundo o site Autoblog Uruguay, a picape não terá o seu principal diferencial em relação à concorrência. A motorização híbrida plug-in não será oferecida no país vizinho por se tratar de um “relançamento”, uma vez que a GWM Poer passou a ser vendida por outro representante da marca chinesa no mercado uruguaio. Por lá, o modelo terá sete versões movidas por motores turbo a gasolina ou diesel.

O primeiro é o 2.0 turbo a gasolina, identificado pelo código GW4C20B, dotado de injeção direta para gerar 200 cv de potência a 4.000 rpm e 36,71 kgfm de torque a partir de 1.800 rpm. Esse propulsor é sempre combinado a um câmbio manual de seis marchas e tração 4x2 – destacando a sua proposta mais urbana.

Já o 2.0 movido a diesel (GW4D20M) conta com turbina de geometria variável e entrega 161 cv de potência a 1.500 rpm e 40,8 kgfm de torque também a 1.500 rpm. Essa motorização conta com câmbio automático de oito marchas da alemã ZF e sistema de tração 4x4.

Para efeito de comparação, a picape média menos potente à venda no mercado brasileiro atualmente, a Nissan Frontier S, possui um motor 2.3 turbodiesel de 163 cv e 43,3 kgfm.

No Brasil, a GWM Poer deverá estrear apenas em 2025 com a motorização híbrida plug-in flex, formada pelo motor 2.0 turbo de quatro cilindros de ciclo Miller de 255 cv e 38,7 kgfm (o mesmo do SUV Tank 500) combinado a propulsores elétricos de 163 cv. O conjunto gera 408 cv de potência e 76,5 kgfm de torque combinados, com direito a autonomia elétrica de 100 km, de acordo com o ciclo chinês NEDC.

Apesar de estar enquadrada entre as picapes médias, a GWM Poer tem dimensões parecidas com as da futura rival BYD Shark: tanto que tem 5,42 metros de comprimento (a Shark tem 5,46 m), além de 1,83 m de largura (1,93 m na 4x4), 1,82 m de altura (1,88 m de 4x4) e distância entre-eixos de 3,23 m. Rivais como a Ford Ranger e Toyota Hilux medem 5,35 m e 5,32 m de comprimento, respectivamente.

A capacidade de carga da GWM Poer é de 1.050 kg, número bem parecido com o das concorrentes.

Na lista de equipamentos, somente a versão mais cara traz itens de assistência de série como alerta de saída de faixa, assistente de manutenção de faixa, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas e alerta de ponto cego. O ponto negativo é que as configurações mais básicas são oferecidas no mercado uruguaio apenas com airbags frontais, enquanto a concorrência já dispõe de seis bolsas infláveis.

A GWM Poer é vendida no Uruguai por preços entre US$ 30.990 e R$ 55.990, o que em uma conversão direta livre de impostos fica em respectivos R$ 169.753 e R$ 306.696.

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