GWM Poer híbrida pode ter truque da Fiat Toro contra Hilux

Com previsão para chegar em 2025, a GWM Poer quer ter o necessário para brigar com as picapes a diesel
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29.05.2024 às 20:20
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Com previsão para chegar em 2025, a GWM Poer quer ter o necessário para brigar com as picapes a diesel

Ao contrário do que antes havia sido afirmado, a GWM Poer não virá mais em 2024, e seu lançamento deve ser feito no ano que vem. O mercado brasileiro de caminhonete médias não é muito aberto para novos competidores, e a GWM quer fazer o necessário para se destacar por aqui. Um dos truques adotados pelos chineses é algo que já está presente na Fiat Toro.

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Dona de um conjunto motor híbrido flex, o veículo será produzido na fábrica de Iracemápolis (SP) que inicialmente concentrará as produções da marca no Brasil. Quem deverá estrear a unidade fabril é a linha Haval, ainda há indefinição se será o modelo H4 ou H6.

 

Foi justamente a produção do Haval que empurrou o lançamento da picape para 2025, juntamente com a nova tributação sobre carros eletrificados. Mas afinal, qual é o truque que a GWM Poer usa e que pertence a Fiat Titano?

O artifício usado pela picape diz respeito ao modo como sua caçamba abre. Diferentemente dos utilitários convencionais, a tampa do compartimento gira sobre o próprio eixo na direção frontal, não para baixo, como geralmente acontece. Assim, quando aberta, a caçamba fica com suas duas portas “para fora”, quase que pendentes, tal qual a Fiat Toro.

Como é a GWM Poer

No entanto, não é somente com sua caçamba de Fiat Titano que a Poer quer conquistar o segmento e enfrentar a Toyota Hilux. A GWM deve promover algumas alterações na picape para o Brasil em relação a presente na China.

É estudada a possibilidade de sua plataforma não ser monobloco por aqui, mas sim de carroceria sobre chassi de longarina. A tração é integral e seu conjunto motor Hi4-T tem rendimento combinado de 408 cv de potência e um torque de 76,5 kgfm, no entanto ele também deve ser modificado.

 

Isso porque é provável que o trem de força venha atualizado, com o nome de Hi4-Z e um conjunto de bateria íons lítio com capacidade de 59,05 kWh. Com a atualização, a autonomia elétrica deve subir em 150 km e seu consumo deve ficar acima dos 10 km/l. É esperado que o veículo consiga rodar de 800 km a 1.000 km com baterias carregadas e tanque cheio.

Em relação às suas medidas, pode-se dizer que ela tem um porte um pouco maior que suas concorrentes. Com 5,41 m de comprimento, 1,93 de largura, 1,88 de altura e 3,23 m de entre-eixos, a caminhonete chinesa ganha da Toyota Hilux.

 

No quesito capacidade de carga, a Poer perde para a versão de cabine simples da Hilux, especialmente feita para o trabalho, são 1.050 Kg da chinesa contra 1.110 kg da sul-coreana. Porém, a picape da GWM ganha de todas as outras variantes da Hilux, que chega a no máximo 1.010 kg em sua configuração SR.

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