Honda Civic Type R: 4 detalhes que ainda não te contaram sobre ele
O Honda Civic Type R 2023 era um dos lançamentos mais esperados para este ano. A configuração mais esportiva do hatch médio chegou ao Brasil no início de junho deste ano, com 100 unidades disponíveis, e pronto para ser a melhor versão já vendida do modelo no Brasil.
O Honda Civic Type R 2023 ganhou seu principal concorrente meses depois, que é o Toyota GR Corolla – outro hot hatch esportivo com potência na casa dos 300 cv e que é vendido em duas versões. Vale lembrar que o Type R é movido por um motor 2.0 turbo a gasolina de 297 cv de potência e 42,8 kgfm de torque, tendo sempre câmbio manual de seis marchas.
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O mais esportivo dos Civic tem produção limitada mundialmente, já que terá no máximo 99.999 unidades fabricadas nas instalações da marca no Japão. Para o Brasil, não há previsão de um segundo lote de 100 unidades – ou até menos que isso -, e devemos ficar apenas com as unidades já prometidas.
Os preços de lançamento eram de R$ 434.900 para os primeiros 17 Honda Civic Type R que desembarcaram aqui. Após isso, os novos lotes terão preços tabelados em R$ 429.900. Abaixo você pode conferir um vídeo com avaliação completa sobre o hot hatch da Honda. Neste artigo, vamos contar quatro detalhes que ainda não te contaram sobre o modelo japonês.
Honda Civic Type R - 4 detalhes que ainda não te contaram sobre ele
1) Mais fraco do mundo
A Mobiauto já contou que as unidades que vieram ao Brasil são as mais fracas do mundo. Isso por causa da nossa gasolina, que conta com 27% de etanol na mistura e prejudica a performance de motores abastecidos unicamente com o combustível fóssil.
Isso não desabona em nada o modelo, já que mantém o mesmo torque e entrega uma experiência de condução sem fazer vergonha aos carros na faixa de R$ 1 milhão. No entanto, teremos sempre 297 cv de potência contra até 330 cv de unidades vendidas em outros mercados.
2) Últimas unidades mais baratas
Os primeiros 17 Civic Type R vendidos aqui tinham mais itens de segurança e é isso que justifica os R$ 5 mil de diferença. Curioso é que nenhum deles muda a dirigibilidade do modelo quando o assunto é esportividade. O pacote das primeiras unidades conta, por exemplo, com alerta de tráfego cruzado traseiro com sinalização nos retrovisores. Este item, não será visto nas outras 83 unidades.
3) Coach digital
O item está disponível na central multimídia e se chama LogR, que é uma espécie de chefe de equipe virtual. Com a pista cadastrada na plataforma, ele estuda a volta do condutor, indicando como ele pode melhorar frenagens, acelerações e entradas em curva.
Além disso, o dono do veículo pode compartilhar dados de desempenho com outros proprietários do hatch, a fim de iniciar uma competição.
4) Painel de F1
O quadro de instrumentos tem a opção do visual estilo pista, com conta-giros de luzes horizontais na parte superior. Basta acionar a tecla +R e ele se torna uma espécie de guia para o condutor trocar as marchas no tempo certo, mantendo torque e potência em entrega máxima.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.