Honda NSX de Senna está à venda e custa o equivalente a 50 Fiat Mobi
O Honda NSX está na lista dos carros mais icônicos já produzidos, seja por estar entre os principais esportivos japoneses da história junto do Nissan Skyline GT-R ou por simplesmente ter parte de seu desenvolvimento realizado por nada menos do que Ayrton Senna. O saudoso tetracampeão mundial de Fórmula 1 participou ativamente do projeto do esportivo nipônico e, claro, tinha alguns na garagem.
Uma das três unidades do Honda NSX de Ayrton Senna é esta unidade vermelha, que está à venda na Inglaterra e sem dúvidas é uma das mais famosas junto de uma unidade preta, que está no Brasil e ainda pertence à família Senna. No caso deste NSX vermelho, era a unidade que ficava na casa do tetracampeão em Portugal quando estava pelo país, sendo o carro da famosa foto do piloto lavando o esportivo. Aliás, o carro é o mesmo utilizado no documentário “Ayrton Senna: Racing Is in My Blood”.
Você também pode se interessar por:
- Todas as vitórias de Ayrton Senna na Fórmula 1 – Ano a ano
- Afinal, qual o real tamanho de Ayrton Senna na história da F1?
- Quais os carros vendidos há mais tempo no Brasil
- Quais os carros mais baratos das 10 marcas mais vendidas no Brasil
Além do design icônico com faróis escamoteáveis (ganhou até o apelido de Ferrari japonesa), o Honda NSX ficou marcado também pelo seu design com aerofólio integrado e lanterna inteiriça na traseira. Nos testes de época, o esportivo japonês também agradou por ser fácil de utilizar diariamente e por ser um devorador de curvas - olha as mãos do Senna no desenvolvimento do chassi, que ficou mais rígido depois dos feedbacks do piloto quando andou no circuito de Suzuka, no Japão.
Posicionado na seção central traseira do Honda NSX, o motor é um V6 3.0 naturalmente aspirado de 274 cv de potência e 28,86 kgfm de torque, enquanto o câmbio é manual de seis marchas. A aceleração declarada de 0 a 100 km/h na época era de 5,8 segundos, enquanto a velocidade máxima era de 265 km/h. A unidade é de 1991 e registra apenas 69.925 km no hodômetro.
A parte curiosa é que o NSX vermelho de Senna pertence hoje a Robert McFagan, que o comprou há 11 anos depois de uma viagem a Algarve, em Portugal. Desde então, o carro foi parar em East Sussex, na Inglaterra.
"Sendo um grande fã de Senna, fiquei encantado quando pude colocar as mãos no NSX, que foi criado com perfeição e possui uma máquina elegante e poderosa para proporcionar uma experiência incrível na estrada", disse McFagan. "Foi um verdadeiro prazer ter aquele que é um dos carros mais famosos de uma verdadeira lenda do esporte e a emoção de pilotar o carro de Senna nunca desaparece."
No próximo dia 1º de maio é lembrado o 30º aniversário da trágica partida de Ayrton Senna, ocasião em que seu antigo Honda NSX vermelho vai trocar de mãos novamente, pois está sendo vendido na Inglaterra por 500.000 libras, o equivalente a R$ 3,2 milhões ou a nada menos do que uma frota de 50 unidades do Fiat Mobi.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.