Hyundai Azera segue vivo e está ainda mais luxuoso
Pode ser surpreendente, mas o Hyundai Azera ainda é produzido e segue vivo, e muito bem vivo por sinal, sob nome diferente e com vida de luxo - ainda mais do que antes. O sedan, fora do mercado brasileiro há sete anos, segue vivo na Coréia do Sul, onde é até mesmo oferecido em versão híbrida, e acabou de ser atualizado para a linha 2025.
Você pode se interessar por:
- 10 carros de "patrão" que hoje custam um Renault Kwid
- Fiat Tipo ainda existe do outro lado do mundo e tem até motor híbrido
- Ford Fusion voltará a ser vendido no Brasil com nova geração?
- Chevrolet Cobalt: sedan se recusa a morrer e terá nova reestilização
Atualmente em sua sétima geração, lançada em 2022, o Hyundai Azera se encontra com um visual bem diferente em relação ao que conhecíamos aqui. O carro chegou ao Brasil no ano de 2007 na quarta geração e saiu de linha em 2017 após ser renovado em 2011.
Apesar de nunca ter registrado números estratosféricos por aqui, o carro vendeu relativamente bem no Brasil em um primeiro momento e ainda é bem lembrado pelos brasileiros por combinar luxo, refinamento e um preço competitivo. Quem o vê agora pode até se espantar, tamanhas as diferenças que as novas gerações trouxeram.
Como é o novo Hyundai Azera?
Pode-se dizer que a única semelhança entre um Azera novo e antigo é o nome, e nem isso de fato, visto que o modelo é chamado de Hyundai Grandeur na Coréia do Sul. Isso porque atualmente o sedan conta com um visual inteiramente futurista e minimalista, muito de acordo com a linha recente que a montadora vem seguindo em alguns de seus lançamentos, como o Kona EV.
A iluminação do carro é composta por barras inteiriça e finas de LED, tanto na traseira quanto na dianteira. Na frente, uma grade quadrada e vertical se estende até o para-choque com um desenho em colmeia que lembra levemente o Creta. Atrás, o caimento de coluna se estende quase até o fim do porta-malas, o que o faz parecer um cupê.
O Azera ainda possui portas sem moldura, maçanetas automáticas e rodas de 20 polegadas. Por dentro, justamente por ser um sedan de luxo, o carro conta com acabamento sofisticado. O veículo vem com tecnologias como Remote Smart Parking Assist e painel de instrumentos digital widescreen interligado a uma tela de central multimídia.
Dentre as maiores novidades que a linha 2025 do três volumes trouxe, pode-se citar a função Lane Keeping Assist 2, que assim como a detecção de aderência no volante, se tornou item de série em todas suas versões.
Vale ressaltar que apesar de ser um sedan grande de luxo, o carro é bem popular na Coréia do Sul, vide seu título de carro mais vendido do país no ano passado, com 113.047 unidades emplacadas. Como já comentado, por lá o carro é vendido em versão híbrida, mas também há opções movidas a combustão e até mesmo a GLP.
A configuração eletrificada é composta por um propulsor turbo 1,6 de quatro cilindros, já as movidas a gasolina contam com um motor 2.5 de quatro cilindros com aspiração natural e outro V6 de 3,5 litros, o qual também integra a variante movida a GLP.
Na Coréia do Sul, os preços do catálogo a combustão do carro variam de US$ 27.600 a US$ 36.400 (cerca de R$ 150 mil a R$ 197 mil). Para as variantes híbridas do Hyundai Azera, os valores vão de US$ 31.400 até US$ 38.400 (cerca de R$ 170 mil até R$ 208 mil)