Hyundai cria motor a hidrogênio que utiliza fezes humanas
A busca por energia limpa está cada vez maior. Enquanto os elétricos começam a conquistar seu espaço no mercado, alternativas são estudadas. Há quem trabalhe em motores à hidrogênio, como a Hyundai, que agora trabalha em um sistema que retira hidrogênio de fezes humanas.
O anúncio foi feito na CES 2024, evento de tecnologia anual que aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos, durante os dias 9 e 12 de janeiro e a produção do sistema funciona de duas formas.
Você também pode se interessar por:
- Coradir Chiki: Conheça o bizarro minicarro elétrico argentino de R$ 40 mil
- Alunas brasileiras fazem óleo de cozinha virar combustível para ônibus
- Polícia do Paraná viraliza com Porsche, Audi e Camaro como viaturas
- Carro movido a esterco roda 2.000 km seguidos e bate recorde de autonomia
A primeira, claramente a mais curiosa, tem o nome de “Waste-to-Hydrogen", ou "desperdício para hídrogênio", e utiliza sobras orgânicas, como restos de comida, cocô de animais e de seres humanos. Neste caso, o hidrogênio é extraído a partir do dióxido de carbono desses restos e o hidrogênio é utilizado como combustível do motor.
Já a segunda, também utiliza restos, porém, como o nome já diz o “Plastic-to-Hydrogen" ou "plástico para hídrogênio", e envolve a utilização de resíduos plásticos que não podem ser reciclados. Neste caso, os dejetos são gaseificados e tem seus elementos separados, assim, isolando o hidrogênio, para enfim ser utilizado como combustível.
Uma ideia nem tanto exclusiva
Essa ideia, de carros movidos a esterco, não é exclusividade da empresa sul-coreana. Como revelado anteriormente pela Mobiauto, uma empresa francesa modificou um Renault Zoe para que conseguisse andar com tal tecnologia.
Nos testes que foram realizados no Circuito de Albi, região sul da França, o Zoe modificado atingiu a marca de 2.000 km rodados sem necessidade de reabastecimento, ao todo foram 580 voltas, onde cinco pilotos se revezaram das 7h da manhã à meia-noite, até acumular a quilometragem.
Jornalista Automotivo