Incrível bateria de sódio e enxofre promete democratizar carro elétrico
Um dos maiores problemas para a popularização definitiva dos carros elétricos é o receio da autonomia do veículo, principalmente em grandes viagens. A Mobiauto, inclusive, já testou se é possível viajar utilizando carroelétrico no Brasil, além de trazer uma história do brasileiro que viajou de Fortaleza (CE) até Gramado (RS) instalando carregadores por conta própria para completaro percurso.
Porém são poucas as pessoas que conseguem ter a condição de sair instalando carregadores elétricos por aí. Contudo, uma invenção do outro lado do mundo pode dar uma nova cara às baterias de veículos elétricos, enfim democratizando o acesso a esse tipo de veículo.
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A busca por tecnologias que auxiliam a popularização dos veículos elétricos é incessante no mundo inteiro, no Brasil, pesquisadores da Unicamp de uma bateria de lítio que não é inflamável.
Do outro lado do mundo, na Universidade de Sidney (Austrália), pesquisadores desenvolveram uma bateria que tende a ser mais barata e possuir uma capacidade quádrupla de armazenamento de energia em relação às baterias de íons de lítio existentes hoje no mercado. Trata-se da bateria de sódio-enxofre.
Antigamente, células de sódio-enxofre não conseguiam carregar tanta energia. Porém, com uma nova técnica utilizando carbono puro e pirólise (processo que utiliza altas temperaturas), os pesquisadores descobriram que é possível conservar e distribuir eletricidade usando os dois elementos.
Os materiais podem ser encontrados e extraídos facilmente da água salgada, o que faz muito o custo de produção e o dano ao meio ambiente menor do que as baterias de lítio.
Shenlong Zhao, principal pelo responsável pelo projeto, afirma: “Muitas usinas de energia renovável mais recentes estão sendo combinadas com grandes bancos de baterias de íons de lítio, mas esse material ainda é caro e a mineração dele é muito ruim para o meio ambiente”.
A bateria de sódio com enxofre pode ser ideal para conservação de energia renovável, pois ela conserva melhor a energia solar caso não esteja com sol raiando, ou energia eólica, caso o vento não esteja forte o suficiente para sua geração.
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Zhao ainda afirma: “Nosso dispositivo tem quatro vezes a capacidade de armazenamento de uma bateria de íons de lítio comum e uma vida útil ultralonga. Após mais de mil ciclos de carga e descarga, nossa célula ainda retém cerca da metade de sua capacidade original”.
Até o momento as pesquisas envolveram testes com pequenas versões da bateria de sódio-enxofre, agora a próxima meta é aplicar a fabricação tal como no mundo real, expandindo a produção e vendendo a tecnologia no futuro.
Jornalista Automotivo