Jeep Avenger: nome do sucessor do Renegade já foi usado pela Dodge
O Jeep Avenger deverá chegar no nosso mercado em breve, com motor híbrido flex e fabricação nacional. O “Baby Jeep” como era conhecido antes de ser batizado oficialmente, será o novo modelo de entrada da Jeep por aqui.
Com a chegada do modelo, o Renegade deverá sair de linha no Brasil, assim como já aconteceu nos Estados Unidos, onde o colunista da Mobiauto Homero Gottardello trouxe tudo a respeito. No entanto, o que pouca gente sabe é que o nome Avenger já batizou um sedan da Dodge.
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O Dodge Avenger deu as caras pela primeira vez no mercado em 1994, o modelo era um cupê com tração dianteira e a mesma plataforma dos Mitsubishi Eclipse e Galant.
Em termos de tamanho, o Dodge Avenger se assemelhava muito com o Ford Fusion, com 4.380 mm de comprimento, além de 1.750 mm de largura, e 1.340 mm de altura.
Entre os motores, o modelo podia ser comprado com um 2.0 aspirado com 150 cv de potência e 18,3 kgfm de torque. As versões mais caras usavam um 2.5 V6 de 163 cv e 22,5 kgfm de torque. Os câmbios ofertados eram manuais com cinco marchas ou automático de quatro posições.
No visual, as linhas eram discretas, a grade frontal ficava no para-choque interior, assim como as luzes de seta na traseira. Um ponto interessante eram as lanternas interligadas, uma tendência dos dias atuais. Apesar disso, o modelo foi retirado do mercado em 2000.
A volta de quem não vendeu
Em 2007, o Dodge Avenger voltou ao mercado, justamente para substituir o Dodge Stratus, que foi quem havia tomado o lugar do sedan na virada de século. O modelo ficou muito mais encorpado e recebeu um visual inspirado no SUV Dodge Journey e no clássico Dodge Charger.
A grade era expressiva, com linhas quadradas, chamava a atenção de quem olhava, justamente por uma cruz com linhas grossas tanto na vertical quanto na horizontal. Os faróis também continham um grande porte, assim como as lanternas.
Querendo ser um rival de Ford Fusion, Honda Accord e Toyota Camry, o sedan continha motores 2.0 quatro cilindros de 139 cv de potência e 31,6 kgfm de torque; 2.4 de 170 cv de potência e 22,4 kgfm de torque ou motor 3.5 de 238 cv de potência e 32,1 kgfm de torque nas versões topo de linha.
O motor 2.4 inclusive foi usado no Brasil pela Fiat Freemont. E depois, com modificações, foi rebatizado para Tigershark, e utilizado pela Fiat Toro. Em 2011, as versões mais caras do Dodge Avenger ainda receberam um novo motor 3.6 com 283 cv de potência e 35,9 kgfm de torque.
O modelo que era vendido nos três países da América do Norte, países da Europa e Austrália teve seu fim de linha decretado em 2014.
Desde 2023, nove anos depois, o nome Avenger voltou ao mercado batizando o SUV da Jeep. Vale lembrar que assim como a Jeep, a Dodge também é uma marca pertencente ao grupo da Stellantis.
Jornalista Automotivo