Jeep Commander: nome do SUV de 7 lugares está confirmado
A Jeep confirmou, nesta quinta-feira (27), que seu novo SUV vai se chamar Commander, como a Mobiauto já havia contado há um mês. O veículo será posicionado acima do Compass no catálogo da marca e deve ser lançado no último trimestre deste ano.
O SUV do tipo D terá como base o Jeep Compass, mas com visual e soluções próprias, como a terceira fileira de bancos. As versões de entrada devem ser empurradas pelo motor T270 ou GSE T3, um 1.3 quatro-cilindros turboflex de 180/185 cv e 27,5 kgfm, enquanto as de topo devem ser equipadas com o Multijet 2.0 turbodiesel recalibrado para entregar cerca de 200 cv de potência e 40 kgfm de torque.
Dimensões
A Jeep ainda não confirmou as dimensões do seu mais novo modelo, mas o Commander deve ter 4,70 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. A altura e a largura devem ser bem próximas das dimensões do Compass, 1,65 m e 1,82 aproximadamente.
Diferente do Compass, o Commander não terá o mesmo caimento na linha do teto, isso para oferecer mais conforto e espaço para quem viajar na terceira fileira de bancos. O tamanho do porta-malas ainda não foi revelado. Mas assim como a maioria dos carros deste segmento, não deve oferecer mais que 200 litros com os sete bancos ocupados. Mas com a terceira fileira de bancos rebatida, o espaço deve ser generoso.
Design
As linhas do Commander estão mais para o Renegade, do que para o Compass que é mais curvilíneo. O SUV de sete lugares terá uma estética mais quadrada, da dianteira até a traseira. O visual geométrico não para por aí. No teaser do modelo, pode-se perceber que os faróis têm formato retangular e com contorno cromado.
A característica grade dianteira com sete barras, será mais vertical no Commander, que também tem para-choque mais largo. A lateral é toda retilínea e a traseira chama atenção pela porta enorme e design chapado.
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Curiosidade
O novo Commander, já teve uma história no mundo automotivo. Como SUV médio de sete lugares, o modelo foi vendido pela Chrysler sob a marca Jeep nos Estados Unidos de 2006 a 2010. O Commander usava a plataforma do Grand Cherokee e mirava um público mais familiar e urbano.
Mas a proposta mais arrumadinha, ao invés de off-road não conquistou os consumidores, tanto que morreu prematuramente, com cinco anos de mercado, para dar lugar ao seu substituto Dodge Durango.
Agora que já encontramos várias peças do quebra-cabeça do novo SUV da Jeep, antes de nos despedirmos, será que 12 anos depois, o Commander conseguirá corrigir os erros do passado e finalmente cair nas graças do público que almeja?
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.