Jeep Commander terá painel do Compass com mais toques de requinte
Com Leonardo Felix
A Jeep divulgou um novo teaser com mais detalhes do seu novo produto, o Commander. Depois de revelar o nome do SUV de sete lugares no final de maio, a fabricante mostrou, nesta terça-feira (6), como será o interior do modelo, e confirmou que ele terá motor 2.0 turbodiesel e tração 4x4, pelo menos nas versões de topo.
O vídeo mostra que o envolvente do painel do Commander será o mesmo do Compass, com desenho de cascata, assim como o volante, a central multimídia de 10,1 polegadas em tela flutuante, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e o quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas.
Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe
A diferença é que o acabamento do Commander é um pouco mais sofisticado que o do irmão, com faixa central do painel em alcântara.
O SUV de sete lugares também herdará do Compass: o teto solar elétrico e panorâmico; o ar-condicionado digital e automático de duas zonas; o console central com descansa-braço - com a inscrição “Jeep 1941” em baixo relevo no couro que reveste o apoio de braço acolchoado; os dutos de ventilação do ar para a segunda fileira de assentos; as portas USB de carga lenta para a segunda fileira.
Os bancos terão revestimento em couro marrom, seguindo o mesmo tom das faixas contrastantes de acabamento em console, painel e guarnições das portas. Ainda de acordo com as imagens, o acabamento contará com diversos filetes cromados e também em preto brilhante.
Ao mostrar do interior, o teaser ainda entregou que o novo SUV terá tração 4x4 com opção de reduzida e controle de descida, que deve estar presente nas versões 2.0 Multijet turbodiesel.
Tal motor já equipa Compass e Renegade vendidos no Brasil, mas no Commander ele deve receber uma nova calibração para entregar 200 cv e 40 kgfm de torque, acoplado à caixa automática de nove marchas da ZF.
Leia também: Jeep Commander poderá ter motor a diesel híbrido leve
Na Índia, tal propulsor contará inclusive com auxílio de um sistema híbrido leve para aumentar a potência. Resta saber se a mesma tecnologia será também aplicada ao Commander brasileiro.
O que mais terá o Jeep Commander
Construído sobre a plataforma Small Wide de Jeep Compass, Jeep Renegade e Fiat Toro, o novo Commander aproveitará boa parte da carroceria do próprio Compass, herdando do irmão menor para-brisa, colunas A e B, portas laterais dianteiras, suspensão dianteira e para-lamas dianteiros.
A suspensão traseira, mais robusta, para aguentar o peso extra da terceira fileira de assentos, deve ser multilink e vir da Toro, deixando de lado a arquitetura McPherson, mais simples, de Compass e Renegade.
Leia também: Jeep Commander, assim será o SUV de 7 lugares nacional
A Jeep ainda não confirmou as dimensões do seu mais novo SUV, mas o Commander deve medir aproximadamente 4,70 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos. A carroceria esticada servirá para comportar a fileira de assentos extra e ainda oferecer um bagageiro.
O volume do porta-malas tampouco foi revelado, mas, assim como a maioria dos carros deste segmento, não deve oferecer mais que 200 litros com os sete bancos ocupados, ficando generoso só quando a terceira fileira de assentos é rebatida.
Com um teto que se prolonga quase sempre paralelamente ao solo, a fim de aumentar o espaço para cabeça nos dois bancos de trás, o Commander deve ser ligeiramente mais alto do que os 1,65 m do Compass. Já a largura deve ser praticamente a mesma, 1,82 m.
As versões de entrada do Commander devem ser empurradas pelo motor T270 ou GSE T3, um 1.3 quatro-cilindros turboflex de 180/185 cv (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm (qualquer combustível), munido de injeção direta de combustivel e sistema MultiAir, que promove a variação inteligente dos comandos de válvula de admissão. Nesta opção, o câmbio será sempre automático de seis marchas da ZF.
Leia também: Jeep Compass S 2022 troca motor diesel pelo turboflex a R$ 187.990
Visualmente, as linhas do Commander serão um pouco menos arredondadas que as do Compass. O maior SUV da família terá faróis em formato retangular com contorno cromado, grade com estilo um pouco mais vertical e duas lâminas horizontais de LED encravadas no para-choque formando as luzes diurnas.
As laterais seguirão o estilo mais retilíneo, por conta do caimento do teto e também pelas portas laterais traseiras exclusivas, enquanto a traseira chamará a atenção pela enorme tampa do porta-malas, além do design igualmente mais chapado e menos curvilíneo.
De onde vem o nome Commander
O novo Commander já teve uma história no mundo automotivo. Como SUV médio de sete lugares, o modelo foi vendido pela Chrysler, sob a marca Jeep, nos Estados Unidos de 2006 a 2010. O Commander usava a plataforma do Grand Cherokee e mirava um público mais familiar e urbano.
Naquela época, porém, a proposta mais arrumadinha e não tão off-road não conquistou os consumidores, tanto que o primeiro Commander morreu prematuramente, com cinco anos de mercado, para dar lugar ao seu substituto Dodge Durango.
Leia também: Jeep Compass 2022: veja todas as versões, preços e itens de série
Na China, a Stellantis vende outro SUV de sete lugares chamado Grand Commander, um pouco maior do que o nosso Commander. Será que, 12 anos depois, o novíssimo Commander conseguirá corrigir os erros do passado e finalmente cair nas graças do público?
O SUV, que antes estava previsto para chegar no último quarto do ano, agora deve ser lançado no Brasil em meados do terceiro trimestre.
Você também pode se interessar por:
Jeep Compass S troca motor diesel pelo turboflex a R$ 187.990
Fiat Toro 2022: cinco coisas que queríamos que mudasse na picape
Jeep Commander: nome do SUV de 7 lugares está confirmado
Assinar um Fiat ou Jeep custará de R$ 1.350 a R$ 4.730 por mês
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.