Leapmotor T03: o que estão falando do futuro rival do BYD Dolphin Mini

Hatch elétrico barato da Stellantis terá uma proposta interessante para o mercado nacional
Diego Dias
Por
27.07.2024 às 14:46
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Hatch elétrico barato da Stellantis terá uma proposta interessante para o mercado nacional

Confirmada recentemente para o mercado brasileiro, a chinesa Leapmotor apostará no hatch subcompacto elétrico T03 para brigar forte no segmento. O modelo será crucial para a inédita marca da Stellantis competir no segmento que atualmente é dominado pela compatriota BYD com o Dolphin Mini.

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Para quem não sabe, a Leapmotor teve 21% de suas ações compradas pela Stellantis em outubro do ano passado por aproximadamente R$ 9 bilhões. A estratégia visa oferecer carros elétricos da fabricante chinesa no mercado global, incluindo o Brasil, que receberá também SUVs híbridos - que certamente vão brigar com os BYD Song Plus e GWM Haval H6. Mas o foco hoje é no elétrico Leapmotor T03, que deve ser o primeiro modelo a desembarcar no país.

Como é o Leapmotor T03?

 

O Leapmotor T03 é um hatch elétrico que mede apenas 3,62 metros de comprimento, cerca de 7 centímetros maior que um Fiat Mobi, porém, 6 cm mais curto que um Renault Kwid, por exemplo.

As demais medidas ficam em 1,65 m de altura, 1,58 m de altura e razoáveis 2,40 m de distância entre-eixos (10 cm menor que os 2,50 m do BYD Dolphin Mini). O porta-malas do novo Leapmotor T03, por sua vez, tem aproximadamente 210 litros de capacidade, pouco menor que o compartimento de 230 litros do Dolphin Mini. O T03 pesa 1.203 kg, 36 kg mais leve que os 1.239 kg do BYD Dolphin Mini

 

O Leapmotor T03 tem capacidade para levar cinco ocupantes, configuração homologada recentemente pelo BYD Dolphin Mini, que estreou no mercado brasileiro em fevereiro com apenas quatro lugares - as duas versões seguem à venda no país.

O destaque do novo carro elétrico da Stellantis é o visual simpático, com faróis que lembram os do Fiat 500. A carroceria com formas arredondadas têm perfil mais “altinho”. Já a traseira tem estilo mais genérico e que, de certa forma, remete às lanternas da primeira geração do Mercedes-Benz GLA.

 

No exterior, o Leapmotor T03 vem equipado com motor elétrico que gera 80 kW, que na prática são 109 cv de potência, enquanto o torque fica em 16 kgfm. De acordo com dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 14 segundos, enquano a velocidade máxima é de 130 km/h.

Quase 300 km de autonomia

 

O Leapmotor T03 conta com uma bateria de 41,3 kWh de capacidade. De acordo com a fabricante chinesa, o carrinho tem autonomia de até 280 km pelo ciclo de medições europeu WLTP, mais otimista que o padrão do Inmetro utilizado no Brasil.

A recarga rápida de até 43 kW em corrente contínua (DC) pode ser feita em apenas 36 minutos, enquanto a recarga em corrente alternada (AC) é realizada em 8 horas.

Principais equipamentos

 

Na lista de itens de série do Leapmotor T03, há assistente de partida em rampas, monitor de pressão dos pneus, multimídia com tela de 10,1 polegadas com suporte para QDLink (Android), lanterna traseira em LED, painel de instrumentos digital de 8 polegadas, ar-condicionado digital, teto solar panorâmico fixo, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, modos de condução (Sport, Standard e Eco), rodas aro 15" com pneus 165/65 e freio de estacionamento eletrônico com auto hold. Na Europa, ainda há a opção de piloto automático adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa, monitor de cansaço do motorista e leitura de placas de trânsito.

O que estão falando do Leapmotor T03 no exterior?

 

Embora a chegada da Leapmotor na Europa esteja prevista para setembro, alguns sites europeus tiveram contato com o subcompacto T03 e deram as suas impressões. Vale dizer ainda que o modelo já está disponível para compra em alguns sites na França.

Em artigo no site norte-americano The Autopian, foi destacado que o Leapmotor T03 que estava exposto no Salão do Automóvel de Paris naquele ano trazia uma proposta interessante para um carro elétrico de porte compacto e, sobretudo, barato. Ponto ainda para o acabamento e tecnologia – algo que vem se sobressaindo nos carros chineses.

 

“Por dentro, é ergonomicamente utilizável, lembrando, digamos, qualquer número de carros urbanos como oFiat500. Os plásticos se encaixam bem, embora sejam duros – mas o que você espera de um carro tão barato? A experiência de uso da tela de infoentretenimento [multimídia] e do painel de instrumentos foi realmente rápida e muito fácil de usar”.

O espaço interno também foi destacado para um carro desse porte. “O porta-malas e os bancos traseiros são razoavelmente espaçosos para o quão pequeno o carro é, e, no geral, isso mostra que os designers da Leapmotor pensaram sobre o que importa em um EV (carro elétrico) pequeno e barato”, finaliza.

 

Já o site europeu Motorvibez teve a oportunidade de dirigir o Leapmtor T03 e fez ponderações interessantes e que criam expectativa para a chegada do modelo no Brasil. Foi elogiada a sua plataforma Heracles, desenvolvida pela startup chinesa e que, segundo o artigo, foi pensada para oferecer boa distribuição de peso tanto na dianteira quanto na traseira do carro.

“Durante os nossos testes, essa concepção cuidadosa [da plataforma] se traduziu numa estabilidade louvável, proporcionando uma experiência de condução equilibrada e reativa, típica de um automóvel urbano bem concebido”, destaca. O motor elétrico de 109 cv (superior aos 85 cv do Dolphin Mini) também se mostrou suficiente para uso na cidade, segundo a publicação.

 

A suspensão também agradou nos testes do site Motorvibez, embora o carro oscile a carroceria em algumas situações, como estradas mais sinuosas em serras, por exemplo. “O sistema de suspensão do T03 é calibrado para ser flexível, mas permanece um pouco firme ao encontrar lombadas, sugerindo um compromisso para suportar a estrutura e o peso do veículo”, afirma o site.

Para finalizar, o espaço interno foi considerado adequado e com bom aproveitamento da cabine - algo diretamente ligado aos balanços curtos do carro e ao perfil mais alto do teto, que reforça a sensação de amplitude na cabine.

 

“Embora os bancos traseiros sejam razoavelmente acolhedores, oferecendo espaço adequado para as pernas e a cabeça para dois adultos, o espaço é mais adequado para viagens mais curtas”. Já os bancos da frente são elogiados, já que “fornecem uma posição de guiar agradável e são confortáveis ​​o suficiente para viagens pela cidade, ainda que pudessem trazer maior apoio lateral para uma direção mais animada.

Quando desembarcar no Brasil, a Leapmotor terá basicamente o papel de uma “Fiat dos elétricos”. As empresas terão posicionamento parecido dentro do grupo Stellantis, mas com a nova chinesa Leapmotor ficando como responsável por ser a marca de entrada de carros eletrificados do grupo, ao menos com o T03, já que estão no radar SUVs mais equipados como C10 e o C11.

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