Mulheres dirigem melhor que homens, diz estudo

Números quebram preconceitos e comprovam que mulheres brasileiras são mais prudentes no volante
DR
Por
14.03.2024 às 10:58 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Números quebram preconceitos e comprovam que mulheres brasileiras são mais prudentes no volante

Apesar dos preconceitos que envolvem mulheres e direção, são elas quem dirigem melhor, pelo menos de acordo com estudo recentemente publicado. A pesquisa foi realizada pela Zapay, uma fintech especializada em pagamentos de débitos veículores,  mostrou que as mulheres são responsáveis por menos acidentes e são mais cautelosas na direção.

A análise foi feita a partir da coleção de dados sobre o tema e foi realizada em meio às ações de conscientização sobre o Dia Internacional da Mulher (08/03), com o intuito de quebrar certos estereótipos e mostrar a contribuição das condutoras para um trânsito mais seguro.

Você também pode se interessar por:

Infrações e acidentes

O estudo se baseou em dados oficiais, os quais deixam a conclusão evidente. De acordo com o Detran-SP, homens cometem 20% mais vezes a infração média de andar acima do limite de velocidade do que as mulheres. Ao todo, foram 576.581 casos cometidos por mulheres e 1.281.192 cometidos por homens.

Também basta olhar os números de acidentes de trânsito. No Estado de São Paulo, por exemplo, 3.176 homens morreram em meio ao trânsito, cerca de 83% do número geral, enquanto 662 mulheres vieram a óbito por conta dessas condições.

Em outros lugares a tendência continua. Por exemplo, no Rio Grande do Sul, de acordo com o Detran-RS, o número de óbitos masculinos no trânsito é quatro vezes maior que o feminino. Já no Distrito Federal, no ano passado morreram 202 homens e 46 mulheres em acidentes dessa ordem.

Álcool no volante

A ingestão de álcool é capaz de alterar seriamente os reflexos e movimentos no condutor, podendo gerar acidentes muito graves e até fatais. Também nesses casos os dados mostram uma maior prudência pelas motoristas.

O Ministério da Saúde realizou uma pesquisa em 2023 que analisou mais de 21 mil pessoas em todas as capitais do país, a qual apontou que cerca de 10% dos homens admitiram dirigir após o consumo de substâncias alcoólicas, já no caso das mulheres, o número cai para um pouco mais de 2%.

No fim, os dados revelam um maior cuidado e responsabilidade na direção por parte do sexo feminino. Afinal, não é à toa seu menor envolvimento em infrações, acidentes e ingestão proibida de álcool. Por isso, a fintech apontou que mulheres são melhores motoristas que os homens.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários